O melhor queijo do mundo é do Brasil! Veja qual é e onde é produzido

No dia 12 de abril, um concurso internacional sediado no estado de São Paulo (Brasil) elegeu um queijo brasileiro como o melhor do mundo. Descubra aqui que queijo é esse e onde é produzido.

queijo Morro Azul, melhor do mundo
Queijo Morro Azul, da Pomerode Alimentos, foi eleito o melhor queijo do mundo em competição internacional sediada em São Paulo (Brasil). Crédito: Divulgação.

No dia 12 de abril, aconteceu o Concurso de Melhor Queijo e Produtos Lácteos no 3º Mundial do Queijo do Brasil, sediado no estado de São Paulo (Brasil). Foram vários participantes de vários países, e quem foi o grande vencedor que levou o título de melhor queijo do mundo nesta competição?

Foi o Queijo Morro Azul, da linha Vermont Queijos Especiais, produzido pela Pomerode Alimentos, na cidade de Pomerode, localizada no nordeste do estado de Santa Catarina. A empresa é liderada pelos irmãos Bruno Mendes e Juliano Mendes e foi fundada em 2013.

O queijo brasileiro foi o maior destaque entre os 1.900 produtos de 10 países diferentes avaliados por um júri de 300 pessoas do ramo, desbancando concorrentes nacionais e internacionais. Superou até o renomado queijo Gruyère suíço.

O sucesso do Queijo Morro Azul não é novidade, pois no final de 2023 ele já havia sido premiado como o melhor queijo da América Latina no 35º World Cheese Awards, realizado na Noruega. Na ocasião, o queijo levou a medalha Super Ouro pelo segundo ano consecutivo.

proprietários da Pomerode Alimentos
Juliano Mendes (à esquerda) e Bruno Mendes (à direita), sócios proprietários da Pomerode Alimentos, que produz o queijo Morro Azul. Crédito: Divulgação.

“O queijo Morro Azul tem uma história muito especial para nós. Foi nosso primeiro queijo autoral, com receita criada aqui em Pomerode”, disse Juliano Mendes pelas redes sociais ao agradecer o prêmio.

E quais as características deste queijo especial? Ele é feito de leite de vaca e tem casca mofada, sabor salgado suave e tem massa bastante cremosa. Possui notas amanteigadas e lácteas, e é enrolado em uma cinta de madeira. Além disso, como consta no site da marca, é um produto livre de lactose, sem adição da enzima lactase.

O evento Mundial do Queijo do Brasil tem a chancela do Mondial du Fromage de Tours, na França, uma das mais conhecidas e respeitadas competições do setor.

Em uma entrevista ao Estadão, Juliano Mendes explicou mais sobre o queijo: “É um queijo de mofo branco. É a família de queijos que a gente já fazia aqui, típicos da França, mas com uma cremosidade muito alta – mais alta do que brie ou Camembert. Mas, para ter essa cremosidade mais alta, a gente precisava dar uma estrutura para o queijo. Aí colocamos uma cinta de carvalho ao redor dele”.

Além do queijo, teve a cerveja…

Os irmãos Mendes também revolucionaram o mundo da cerveja artesanal no Brasil ao fundarem a cervejaria Eisenbahn, de Blumenau. Contudo, a marca foi vendida em 2008 e hoje faz parte do grupo holandês Heineken.

Queijo Morro azul
Queijo Morro azul. Crédito: Pomerode Alimentos.

Mas foi com a cerveja que surgiu a ideia de produzir queijos. Segundo Juliano, em 2006, eles começaram a trabalhar a ideia de harmonizar cerveja com queijos. “Todo mundo, quando falava de queijos, pensava em vinhos, mas cervejas também combinam bem com queijos. Aí começamos a estudar essa área para fazermos eventos, degustações, indicamos os melhores queijos para as nossas cervejas. Foi aí que nos apaixonamos por queijos também”, disse.

Referência da notícia:

CNN Brasil. “Queijo brasileiro Morro Azul é o melhor do mundo em premiação internacional”. 2024.