Nevasca na Áustria provoca avalanches e mortes

Imagens da nevasca extraordinária que ocorreu nos alpes austríacos que vem ocorrendo desde a semana passada, com acumulo de meio metro de neve por dia. As avalanches já deixam pelo menos 5 mortos.

Condições depois da nevasca ontem na aldeia de Königsleiten, em Salzburgo, na Áustria. Foto de Claus Reimer (@ClausReimer).

Enquanto que no Brasil estamos vivendo um período mais quente que o normal, com recordes de temperatura máxima que ficaram em torno dos 40°C em varias localidades do Centro-Sul, parte da Europa esta imersa em uma onda de frio intensa. Há poucos dias, nos Apeninos, na Itália, a neve acumulou mais de 1 metro. Agora o destaque é a Áustria com aldeias enterradas sob pelo menos 2 metros de neve.

De acordo com o Serviço Meteorológico Austríaco (ZAMG), o centro alpino de Rudolsshütte em Salzburgo, localizado pouco acima dos 2000 metros de altitude, já acumula 282 centímetros de neve. Desde meados da semana passada, o norte dos Alpes acrescentou cerca de meio metro por dia. Este cenário começa a ser preocupante, enquanto o ZAMG e o Serviço Meteorológico Alemão concordam em que a queda de neve se intensificará a partir de amanhã.

Em Tirol e Salzburgo, nas próximas horas, foi emitido o alerta de nível mais alto de aviso de avalanche. Na primeira região só foi emitido duas vezes nos últimos 25 anos e em Salzburgo os dois casos mais recentes datam de 1999 e 2009. As autoridades locais estão à espera de mais helicópteros e veículos de resgate do exército, enquanto apelam para a população que aja com responsabilidade e cautela. As recomendações de segurança correspondem a evitar viagens de carro e fugir de áreas arborizadas devido ao perigo de queda de árvores em decorrência do peso da neve.

Além disso, em Tirol, tem sido recomendado aos proprietários das casas localizadas no "epicentro" da tempestade, tentar retirar a neve dos telhados, dado ao risco de afundar e à previsão de novas nevascas. A eletricidade de muitas casas nas áreas alpinas do estado da Estíria foi cortada e o exército está usando vários helicópteros para fornecer alimentos e remédios aos seus vizinhos. Estima-se que existam cerca de 2000 pessoas isoladas, entre elas o chanceler austríaco Sebastian Kurz e sua esposa que estavam de férias. Desde o início da tempestade de neve, pelo menos cinco pessoas morreram devido às avalanches.