Um lugar onde é Natal todo o ano: uma cidade chamada "Polo Norte"

Se você sempre mandou suas cartas ao Papai Noel pelo correio para o endereço "Polo Norte", saiba que elas chegaram a um ponto real do mapa que não é exatamente o polo. Uma cidade onde o Natal dura o ano todo! Conheça este espetacular ponto turístico cheio de magia.

Polo Norte casa de Papai Noel
Na cidade "Polo Norte" é Natal o ano todo. É o endereço real da casa do Papai Noel e não é no Ártico, mas no Alasca. Créditos: a quem possa interessar

Pai Noel, Santa Calus, São Nicolau, são alguns dos nomes que recebe esta emblemática personagem natalícia que mantém as crianças cheias de expectativa e emoção (e os não tão pequenos também) nesta época mágica do ano.

Se concordarmos que o Papai Noel mora no Polo Norte, e quando criança você enviou a ele todas as suas cartas pelo correio especificando "Polo Norte" como o endereço do destinatário, você está descobrindo agora que os habitantes desta cidade super natalina e rara na verdade as receberam! Ou seja, parte de seus 2.117 habitantes são verdadeiros ajudantes do Papai Noel, para que ele possa entregar todos os presentes no prazo (claro, agora entendemos a eficácia deles na entrega de presentes).

Polo Norte Alasca Papai Noel
Na cidade Polo Norte, Alasca, EUA, é sempre Natal. Você pode fazer várias atividades e conhecer a casa do Papai Noel.

É de conhecimento público que uma equipe de voluntários da Base Aérea de Eielson é responsável por responder, da melhor maneira possível, algumas das mais de 400 mil cartas que chegam, colaborando assim com o ocupado Papai Noel ajudando a manter a magia do Natal sempre viva.

Conhecendo a cidade Polo Norte

Você ficará surpreso ao saber que a cidade do Polo Norte não está exatamente no Polo Norte geográfico, nem mesmo dentro do Círculo Polar Ártico. Este lugar maravilhoso onde é Natal o ano todo está localizado no Alasca, nos Estados Unidos, centro leste do estado. Podem ser facilmente encontrados com um GPS, ele marcará as coordenadas 64°45'10”N e 147°21'46”W, um ponto no mapa 2.700 km do polo geográfico norte e alguns quilômetros ao sul do Ártico Círculo.

Foi habitada pela primeira vez em 1944, quando uma imobiliária a nomeou com a ideia de atrair um fabricante de brinquedos que pudesse anunciar seus produtos como "Made in the North Pole". É verdade que essa ideia é fantástica! Mas, infelizmente, nunca houve uma fábrica de brinquedos lá, seria ótimo ver aquele selo nas suas caixas de itens mostrando o “Made in North Pole”.

Polo Norte casa de Papai Noel
Se você enviar a carta ao Papai Noel com um endereço real para o "Polo Norte", Alasca, provavelmente a equipe de voluntários da Base Aérea de Eielson, ou ajudantes do Papai Noel, a receberá.

Quanto ao clima desta cidade, para o mês de dezembro as temperaturas de -25°C são frequentes, precisa de muita vestimenta já que é um ambiente super gelado, mas possui as suas recompensas, se descer a Rua do Pai Natal e virar para virar à direita na Rua San Nicolás, você encontrará a casa do Papai Noel ao lado de um hambúrguer de marca conhecida que começa com a letra "W".

As vezes também se avistam as auroras boreais, iluminando o céu noturno com suas cores brilhantes, produzindo uma paisagem única junto com aquele clima de neve e natal que vale a pena conhecer.

O inverno nestas latitudes tem insolação muito limitada, principalmente por somente haver menos de quatro horas diurnas nesta época do ano, o Sol nasce por volta das 11h e antes das 15h já se pôs, além do céu nublado, a condição local frequente.

Turismo na Casa do Papai Noel

Este local tem uma área total de quase 11 km² e embora pareça um ambiente hostil devido às baixas temperaturas, os habitantes e visitantes passam muito tempo fazendo diferentes atividades ao ar livre perfeitamente planejadas por várias agencias de turismo que oferecem passeios especiais.

polo norte papai noel
A cidade "Polo Norte" pode ser facilmente encontrada com um GPS, 64°45'10”N e 147°21'46”W, um ponto no mapa a 2.700 km do Pólo Norte geográfico.

Claro que visitar o Papai Noel é a atividade principal, e o melhor é que você pode visitá-lo em qualquer época do ano. Os visitantes da área de Fairbanks podem acampar nas proximidades em um dos 80 locais disponíveis na Área de Recreação do Lago Chena. E se a visita for no verão, a temperatura pode subir até cerca de 27°C e terá a possibilidade de nadar e curtir as praias do lago, além de passear pelas ciclovias asfaltadas, alugar uma canoa e pescar uma truta arco-íris, por exemplo.

Se você for no inverno, é claro que você tem milhares de atividades também, desde snowboard, pesca no gelo, observação da aurora boreal, construção de bonecos de neve (apenas na rua chamada Snowman), com renas observando você e pastando nas laterais, luzes e velas acesas o tempo todo, recheado de enfeites natalinos ao lado da maior estátua do Papai Noel do mundo feita de fibra de vidro.

O festival de inverno é outra de suas grandes atrações e atrai multidões para as festas de dezembro, no "North Pole Christmas Ice Contest" dezenas de magníficos escultores de gelo de todo o mundo o visitam.