Árvore de Natal sustentável realmente existe?

A contagem regressiva para o dia de Natal já começou e com ela vêm algumas situações que podemos questionar. Por exemplo, saber a pegada de carbono que a árvore de Natal da sua casa está gerando e as alternativas sustentáveis atuais.

árbol de navidad; decoración navideña
Nos últimos anos, com tudo o que aconteceu em relação ao aquecimento global, muitas pessoas buscaram uma alternativa melhor para montar sua árvore de Natal.

Já a essa altura do calendário, próximo dos feriados de final de ano, certamente muitas famílias já montaram sua árvore de Natal. Outras, devem estar montando por agora e há aquelas que preferem montar a decoração bem perto do Natal, como no dia 24. Mas você já se perguntou qual é a melhor alternativa de árvore de Natal considerando a crise climática?

Árvore natural ou artificial?

Por um lado, alguns especialistas no assunto sugerem que uma árvore artificial é melhor, desde que seja usada por pelo menos cinco anos. Por outro lado, há quem defenda a construção de uma árvore natural, já que ela é capaz de absorver uma quantidade maior de dióxido de carbono. E com esta última opção, deve-se considerar a condição de plantar uma nova árvore em substituição da que foi derrubada.

No entanto, há uma vantagem relevante a ser considerada: a pegada de carbono. Por exemplo, as árvores de Natal de plástico vêm principalmente da China. Como consequência, a pegada de carbono é aumentada devido ao seu transporte.

Pegada de Carbono é a quantidade de terra e água que seriam necessárias para sustentar as gerações atuais, tendo em vista os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população. É um indicador de sustentabilidade.

Quando uma árvore de Natal artificial já está muito usada, nós a jogamos fora. Na ausência de uma cultura de reciclagem ideal, este plástico pode levar centenas de anos para se degradar. Porém, quando optamos por uma árvore natural, teremos um material biodegradável que pode ser incorporado no jardim ou na varanda de casa.

Outra alternativa natural para este Natal é usar um vaso de árvore. Assim, pode deixá-lo como decoração no seu terraço e, se a cuidar direitinho, você terá uma árvore para várias festas de Natal.

Com tudo o que aconteceu nos últimos dois anos, o fornecimento desse tipo de produto artificial foi interrompido. E com isso, veio a alta dos preços. Por isso, é importante buscar outras alternativas para quem quer decorar sua casa, mas sem a tradicional árvore, seja natural ou artificial.

Cinco alternativas de árvores

A primeira é reunir várias ramos secos de diferentes tamanhos e colocá-los na parede de forma escalonada. Você pode amarrá-los com cânhamo para torná-lo mais ecológico. Assim, terá o esboço de um pinheiro que poderá decorar com poucos elementos.

youtube video id=sA_w019ajxo

Uma segunda opção é selecionar várias fotos familiares, em cores ou em preto e branco. Então, você as cola na parede, formando um triângulo. E ainda, se você a decorar com pequenas luzes, isso dará um aspecto mais caloroso e emocional à sua casa.

Se você gosta de ler ou escrever, uma boa opção é criar na parede a forma de um pinheiro com palavras. A quarta opção é utilizar uma escada, de forma que fique aberta, e decorando-a com seus objetos favoritos.

Por fim, a quinta alternativa é usar vários galhos secos. Você pode pintá-los da cor que mais gosta e fixá-los em um vaso com terra e pedrinhas, e pendurar enfeites. Assim, você terá uma decoração simples mas elegante, e que ocupará pouco espaço na casa.