NASA revela imagens de um lago de lava na lua vulcânica do planeta Júpiter

Uma nova simulação, na missão Juno, revela um enorme lago de lava na superfície da lua de Júpiter, que está repleta de vulcões!

Júpiter
Representação de como pode ser uma lago de lava na superfície da lua de Júpiter. Foto: NASA/JPL.

Sobrevoos no planeta Júpiter mostram como pode ser um lago de lava e uma estrutura imponente chamada “Montanha do Campanário” na lua Io. A sonda Juno da NASA, que chegou pela primeira vez para estudar Júpiter e suas luas em 2016, voou cerca de 1.500 km da superfície de lava em dezembro e fevereiro para capturar as primeiras imagens detalhadas da latitude norte de Io, uma das luas do planeta.

As novas descobertas foram anunciadas no último dia 16 deste mês, pelo pesquisador principal da Juno, Scott Bolton, durante uma coletiva de imprensa na Assembleia Geral da União Geofísica Europeia em Viena.

Io está simplesmente repleta de vulcões e capturamos alguns deles em ação", disse Bolton. Também obtivemos outros dados de um lago de lava de 200 km de extensão chamado Loki Patera

Há detalhes surpreendentes que mostram estas ilhas incrustadas no meio de um lago potencialmente de magma cercado por lava quente. A reflexão especular que os nossos instrumentos registaram no lago sugere que partes da superfície da lua são tão lisas como vidro.

Descobertas fascinantes na lua vulcânica de Júpiter

Mapas gerados com dados coletados pela sonda Juno revelam que Io não só tem uma superfície relativamente lisa em comparação com outras luas galileanas de Júpiter, mas também tem pólos mais frios que as latitudes médias.

Além da Terra, é o único lugar onde vemos vulcões de magma ativos em nosso sistema solar.

Juno detectou a montanha com a ajuda do sol brilhando na superfície de Io, que ajudou a criar sombras dramáticas que revelaram um pico muito nítido. Isto foi chamado de Montanha Campanário, pois é muito íngreme na borda.

Foram usados dados científicos para compreender as sombras e medir a distância. Quando o vulcão explode o magma sai e congela imediatamente, formando uma espécie de neve sulfurosa. Embora a temperatura do magma alcance milhares de graus, a superfície da lua está em torno de 100°C negativos.

A história da Lua Io

Esta foi uma lua de Júpiter descoberta pela primeira vez por Galileu Galilei em 1610, sendo apenas um pouco maior que a nossa lua da Terra, mas é diferente de qualquer outro lugar do sistema solar.

A superfície da lua Io é coberta por centenas de vulcões!

Segundo a NASA, os pesquisadores observaram os poderosos vulcões de Io expelindo fontes de lava com dezenas de quilômetros de altura e que podem até ser vistos com grandes telescópios na Terra.

O nome da lua é derivado de um mito grego, em que uma mulher mortal é transformada em vaca durante uma disputa conjugal entre o deus Zeus e sua esposa Hera. Analogamente, a lua Io está em constante estado de cabo de guerra, puxado pela enorme gravidade de Júpiter, bem como pelas suas grandes luas Europa e Ganimedes.

Lua Io
Região polar norte da Lua Io. Foto: NASA.

As forças exercidas sobre Io por Júpiter, Europa e Ganimedes fazem com que a superfície da lua possua uma enorme quantidade de calor, razão pela qual ela permaneça como uma rocha líquida. Os pesquisadores acreditam que a rocha líquida é feita de enxofre derretido ou rocha de silicato, e as erupções vulcânicas ajudam a lua a aliviar a pressão gravitacional.

A lua Io foi estudada por diversas naves espaciais, incluindo as sondas Pioneer e Voyager na década de 1970 e a sonda Galileo na década de 1990. Agora, a missão de Juno busca compreender as forças por traz da atividade vulcânica da lua Io que as missões anteriores não conseguiram desvendar.