Mudança climática foi essencial para os dinossauros há 200 milhões de anos

Apesar das mudanças climáticas estarem associadas à extinção em massa, ela desempenhou um papel fundamental na ascendência dos primeiros dinossauros há 200 milhões de anos.

dinossauros mudanças climáticas
Estudos revelam que a mudança climática parece ter sido muito importante na condução da evolução dos primeiros dinossauros

De acordo com uma nova pesquisa, as mudanças climáticas associadas à extinção em massa do Triássico -Jurássico, que eliminou vários dinossauros da Terra, na verdade beneficiaram os primeiros dinossauros.

Em vez de competição, esta mudança no clima global, desempenhou um papel fundamental na ascendência desta espécie durante os períodos Triássico Superior e Jurássico Inferior.

O objetivo do estudo foi tentar entender os mecanismos por trás dos primeiros milhões de anos de evolução dos dinossauros, logo após sua origem. O período de estudo estendeu-se do Triássico Superior até o final do Jurássico Inferior, entre 230 e 180 milhões de anos antes dos tempos atuais.

Em particular, algumas espécies foram capazes de prosperar e se expandir em novos territórios à medida que o planeta se aqueceu após a extinção há 200 milhões de anos atrás.

As descobertas de uma equipe internacional de paleontólogos, incluindo as universidades de Birmingham e Bristol, no Reino Unido, sugerem que foi o clima – e não a competição com outros animais – que permitiu que esses dinossauros prosperassem.

Papel do clima e seu impacto sobre a evolução inicial

Através de dados obtidos em fósseis e simulações meteorológicas foi possível estimar as condições climáticas da época. A pesquisa aponta que há 230 milhões as regiões tropicais tinham grandes variações de temperatura e chuvas, o que limitava a presença de espécies como sauropodomorfos, a locais de clima mais ameno (distante dos trópicos).

Esta situação muda com o aumento da umidade, relacionado com o surgimento de novos oceanos a partir da fragmentação do supercontinente Pangeia, permitindo o avanço do grupo para áreas de clima tropical.

Os dados sugerem que, em vez de os dinossauros serem superados por outros grandes vertebrados, eram as variações nas condições climáticas que restringiam sua diversidade.

Em geral, o Triássico foi um período mais quente e seco, sendo que o Jurássico é caracterizado por um aumento da umidade, relacionado à fragmentação da Pangeia, que deu origem a novos oceanos. Em outros estudos, existe a possibilidade de que o Triássico possuía variações sazonais mais drásticas, mesmo em regiões tropicais.

Migração dos dinossauros para os Trópicos

Uma das espécies estudadas foi a dos sauropodomorfos, que sofreu uma das principais mudanças na sua distribuição. Em relação à distribuição geográfica, durante o Triássico Superior eles estavam restritos a regiões temperadas, mais distantes dos trópicos.

Período Triássico
Período Triássico foi mais quente e seco, ao passo que o Jurássico é caracterizado por um aumento da umidade, relacionado à fragmentação da Pangeia, que deu origem a novos oceanos. Fonte: Pedro Godoy.

O Rio Grande do Sul é uma das regiões mais importantes para melhor entender a origem dos dinossauros, e foi lá onde foram encontrados alguns dos exemplares mais antigos do mundo.

Os resultados do estudo mostram que essa mudança na distribuição geográfica possivelmente se deu por causa das alterações no clima que ocorreram na transição do Triássico para o Jurássico. As regiões tropicais possuíam variações sazonais mais extremas, que limitavam a ocorrência do grupo nestas regiões. Com o aumento da umidade, a espécie finalmente pôde ocupar essas regiões mais próximas da linha do Equador.

No Jurássico Inferior, os pesquisadores observaram que os sauropodomorfos se encontram mais espalhados no globo, habitando também regiões tropicais.

Segundo a pesquisa publicada na revista Current Biology, liderada pela professora Emma Dunne, da Friedrich-Alexander-Universität Erlangen Nürnberg (FAU), na Alemanha, este estudo é um dos primeiros a utilizar dados mais precisos para estudar o efeito do clima na evolução dos dinossauros.

Por fim, o co-autor do artigo, o professor Richard Butler, da Universidade de Birmingham, disse: “A mudança climática parece ter sido muito importante na condução da evolução dos primeiros dinossauros. O que queremos fazer a seguir é usar as mesmas técnicas para entender o papel do clima nos próximos 120 milhões de anos da história dos dinossauros”