Monte Nyiragongo: erupção provoca evacuação massiva em cidade no Congo

Grande erupção do vulcão Nyiragongo na República Democrática do Congo provocando a evacuação de milhares de pessoas. A última erupção ocorreu em 2002 provocando morte e desalojados.

Uma noite de terror se iniciou às 18 horas local no leste da República Democrática do Congo, com a erupção do vulcão Nyiragongo. O céu ficou vermelho e rios de lava começaram a fluir em direção à cidade de Goma com aproximadamente 700 mil habitantes e região metropolitana com 2 milhões de pessoas.

Prontamente foi decretado um plano de evacuação em massa minimizando efeitos catastróficos. Até o momento não foram relatadas oficialmente vítimas fatais.

Posteriormente, um voo de reconhecimento feito por um helicóptero da missão de pacificação da ONU, chamada de Monusco, mostrando o caminho da lava que chegou a atingir o aeroporto da cidade e seguiu em direção ao Lago Kivu, na fronteira com Ruanda.

Na manhã de domingo, o ministro das Comunicações, Patrick Muyay, informou que a intensidade do fluxo de lava diminuiu e uma avaliação da situação humanitária estava em andamento.

O vulcão Nyiragongo está localizado a 10 km de Goma e já provocou desastres anteriormente na região. A última erupção ocorreu em 17 de fevereiro de 2002, resultando na morte de 250 pessoas e deixando 120.000 de desabrigados. Outras grandes erupções ocorreram nos anos de 1977, 1982, 1983 e 1994, nas quais também resultaram em mortes.

youtube video id=7LffGMaMPu0