Mawar: o tufão mais intenso em décadas ganha força e se aproxima da Ilha de Guam

A tempestade que está sobre o oceano Pacífico está se aproximando da Ilha de Guam com força equivalente a de um furacão categoria 4, e que pode se intensificar para 5. A população das áreas costeiras já foi orientada a evacuar rapidamente.

supertufão Mawar, oceano Pacífico
Supertufão Mawar vem ganhando força no Pacífico e se aproximando da Ilha de Guam.

O poderoso tufão Mawar está atuando no oceano Pacífico. Esta é a segunda tempestade nomeada no Pacífico ocidental nesta temporada. O termo “Mawar” é um nome na língua malaia (da Malásia) que significa “rosa”.

Na madrugada de ontem (22), o tufão estava localizado a aproximadamente 2.330 quilômetros a leste de Mindanao, uma Ilha nas Filipinas, com ventos sustentados de 130 Km/h e rajadas de até 160 Km/h, de acordo com um boletim do Departamento Meteorológico Estadual PAGASA.

No momento, Mawar está se movendo na direção oeste-noroeste a uma velocidade de 15 km/h. Seus ventos muito intensos, predominantemente de sudoeste, estão afetando as regiões ocidentais do sul de Luzon, Visayas e Mindanao, ilhas das Filipinas. Este padrão está intensificando as condições atmosféricas e aumentando as chances de fortes chuvas e trovoadas.

O que se espera nas próximas horas?

Mawar continua avançando e, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) de Guam, ele deve atingir a região da Ilha de Guam e Rota, uma ilha próxima, já a partir da noite de terça-feira (23), horário local. A Ilha tem uma população de mais de 150.000 pessoas, muitas das quais vivem em comunidades costeiras.

As autoridades locais de Guam já ordenaram a evacuação de áreas costeiras baixas da ilha e aconselharam todos os outros residentes a permanecerem em casa. A previsão local é de que Mawar chegue na ilha com categoria 4, possivelmente causando o maior impacto já visto em Guam.

Um relatório do Centro Conjunto de Alerta de Tufão (JTWC) afirma que, em Guam, “chuvas pesadas provavelmente se desenvolverão nos próximos dias. Quantidades de 200 a 400 mm são possíveis, com volumes pontualmente mais elevados. Uma velocidade de avanço mais lenta do tufão pode levar a totais de chuva ainda muito maiores”.

previsão, trajetória, supertufão Mawar, oceano Pacífico
Previsão da trajetória do supertufão Mawar sobre o Pacífico.

As previsões ainda indicam a ocorrência de maré alta e ondas que podem chegar a sete ou oito metros de altura, causando inundações na região costeira. Os maiores impactos da tempestade são esperados na noite desta terça-feira (23), horário local, e devem atingir o pico durante a noite de quarta-feira (24), disse Brandon Bukunt, meteorologista do NSW de Guam.

Guam é um território que pertence aos Estados Unidos (EUA), localizado a oeste do oceano Pacífico, entre as Filipinas e a ilha de Nova Guiné.

À medida que o supertufão se aproxima da Ilha, seus ventos vão aumentar, gerando fortes chuvas e aumentando as chances de inundações. As autoridades orientaram as pessoas a estocar comida, água, remédios e suprimentos de primeiros socorros. Além disso, vários voos em Guam foram cancelados, que abriga também a Base Aérea de Andersen.

Mawar é uma ameaça real e um possível impacto direto à nossa ilha”, disse o governador de Guam, Lou Leon Guerrero. “Faz muito tempo que não temos uma tempestade desta magnitude e é assustador. Peço que mantenham a calma. Mantenham-se informados. E o mais importante, estejam preparados”, disse ele.

Neste momento, Mawar está localizado a sudeste de Guam e das Ilhas Marianas do Norte. A última atualização do NWS de Guam confirmou que às 17:00h, horário local, desta terça-feira (23), (04:00h de terça no Brasil), Mawar estava com ventos máximos sustentados de 241 Km/h, e seguindo seu curso em direção à Guam.