tempo.com

A série '1899' nos leva ao Triângulo das Bermudas, o que acontece ali?

A nova série de terror da Netflix, 1899, tem milhões de espectadores no limite. Após sua estréia de sucesso, muitos questionam se seu drama é ou não baseado em fatos reais, diremos a você.

Netflix
A série da Netflix '1899' está no Top 10 desde sua estreia na semana passada.

Sem entrar em muitos detalhes e tentando não estragar o máximo possível, a série é sobre um grupo de imigrantes europeus que, em busca de uma nova vida, partem de Londres para Nova Iorque em um navio a vapor chamado Kerberos.

Acontece que, quatro meses antes da partida de Kerberos, o navio Prometheus que seguia a mesma trajetória desapareceu sem deixar vestígios no Atlântico Norte. Bem, durante a viagem para a América, o Kerberos recebe uma misteriosa mensagem de socorro emitida por Prometheus e o capitão decide ir em seu socorro reconhecendo a localização do navio perdido.

Para surpresa da tripulação, o barco estava vazio com apenas um sobrevivente, uma criança. A partir desse momento, uma onda de eventos misteriosos e estranhos se desencadeia.

Por trás desses eventos estão escondidos vários casos reais que inspiraram os criadores, quer saber quais são?

O misterioso Triângulo das Bermudas

Esta série de terror misterioso é uma criação de Jantje Friese e Baran bo Odar, que recentemente explicaram como a crise migratória europeia e o Brexit influenciaram a série. Além disso, '1899' enfoca um lugar enigmático no Oceano Atlântico, famoso pelos enormes desaparecimentos de navios e aviões que por ele passam, o Triângulo das Bermudas.

O Triângulo das Bermudas é um dos lugares mais enigmáticos do planeta. Abrange uma área de quase dois milhões de quilômetros quadrados em alto mar dentro de um triângulo equilátero, onde seus vértices são as ilhas de Bermuda, Porto Rico e Miami, na Flórida, Estados Unidos.

triângulo das bermudas
O Triângulo das Bermudas está localizado no Mar do Caribe, na área entre Miami, Porto Rico e as Ilhas Bermudas.

Esse triângulo imaginário contém um segredo dentro dele, são muitos os casos de naufrágios de navios que passaram pela região com centenas de marinheiros perdidos no mar, entre eles o HMS Atlanta em 1880, o HMS Eurydice em 1978 e o USS Cyclops em 1918, entre muitos outros.

Estão todos no fundo do mar? Eles foram para outra dimensão? Como e por que esse fenômeno ocorre? Existe alguma explicação científica?

Teorias científicas

Apesar de toda a mitologia e lendas por trás desse grande mistério, existem algumas teorias com base científica.

Em 2010, dois cientistas australianos culparam os desaparecimentos pela existência de grandes bolsões de hidratos de metano. Antigas erupções submarinas geraram enormes bolhas de metano que crescem geometricamente à medida que ganham altitude. Quando a macrobolha atinge a superfície, faz com que qualquer navio que passe acima dela perca completamente suas propriedades de flutuabilidade, fazendo com que o navio afunde rapidamente e não dando aos passageiros chance de escapar do desastre.

Um deles, com pouco julgamento e pouca pesquisa, é o acúmulo de gases de vulcões marinhos que tornam o local tóxico.

A teoria mais recente, com base científica mais sólida, foi publicada em 2018 pelo documentário "O enigma do Triângulo das Bermudas", realizado por pesquisadores da Universidade de Southampton.

triângulo das bermudas
Áreas impossíveis de serem capturadas por radares.

Este estudo sustenta que a causa dos estranhos desaparecimentos se deve às ondas singulares que se geram na região. Como há tempestades ao sul, ao norte e outras vindas da Flórida, elas convergem e criam uma formação potencialmente mortal de ondas traiçoeiras. Essas ondas poderosas e gigantescas podem atingir até 30 metros de altura e, embora durem apenas alguns minutos, podem varrer tudo em seu caminho.