Madagascar é atingido por ciclone tropical pela 4ª vez em um mês

Ciclone Emnati é o quarto de uma série de ciclones tropicais que atingiram a ilha de Madagascar no último mês! O ciclone despejou grandes acumulados de chuva pelo sudeste do país, além de gerar danos e prejuízos com seus ventos fortes.

Ciclone Emnati
Imagem de satélite que mostra o Ciclone Emnati se aproximando de Madagascar como ciclone tropical de categoria 3 no dia 21 de fevereiro. Imagem: NOAA/RAMMB.

Na última quarta-feira (23), o Ciclone Tropical Emnati atingiu Madagascar durante a madrugada com ventos fortes e chuvas torrenciais. Essa é a quarta grande tempestade a atingir o país em um mês!

Madagascar tem sido atingido por uma sucessão de ciclones tropicais no último mês!

O Ciclone Emnati nasceu sobre as águas quentes do Oceano Índico e foi ganhando força ao viajar para oeste em direção à ilha de Madagascar. Em dado momento sua intensidade chegou a categoria 3 de ciclones tropicais, com ventos máximos sustentados de 185 km/h. Neste momento, as previsões indicavam que o ciclone poderia atingir a categoria 4 pouco antes de atingir a ilha.

Felizmente, o ciclone perdeu força ao se aproximar do landfall em Madagascar. O sistema atingiu o continente por volta das 2h da manhã (hora local), na vila Mangatsiatra, como ciclone tropical de categoria 1, com ventos sustentados de 135 km/h e rajadas entre 150 a 200 km/h.

À medida que atravessava o país, o ciclone foi perdendo força, com ventos fortes e despejando grandes acumulados de chuva, inclusive em regiões que vem sofrendo com uma seca extremamente severa, como a região de Grand Sud. Os primeiros relatos indicam que ocorreram inundações, deslizamentos de terra, quedas de árvores e alguns danos por onde o sistema passou.

Até o momento, não houve relatos de vítimas ou danos muito graves. Antes do ciclone atingir o país, cerca de 45 mil pessoas foram evacuadas preventivamente para abrigos em diferentes regiões.

Na noite de quarta, Emnati já havia retornado a categoria de tempestade tropical, pois a velocidade dos seus ventos diminuíram para 100 km/h, e já havia retornado ao Oceano Índico, no Canal de Moçambique. Agora o sistema segue perdendo força enquanto viaja para sul no Oceano Índico e não é mais uma ameaça para a África.

Vários ciclones atingiram Madagascar em um mês!

O Ciclone Emnati atingiu as províncias do sudeste da ilha de Madasgascar 18 dias após a passagem do Ciclone Batsirai nessa mesma região. Batsirai atingiu o país com mais força, com ventos de quase 210 km/h, como categoria 4, deixando pelo menos 124 mortos e prejudicando mais de 120 mil pessoas.

Mas esses foram apenas dois de uma sequência de 4 ciclones tropicais que atingiram Madagascar dentro de um mês. Na semana passada, a tempestade Dumako matou pelo menos 14 pessoas e desalojou mais de 4 300 no norte do país. E no dia 22 de janeiro foi a Tempestade Tropical Ana que passou também sobre o norte da ilha, com ventos sustentados de 80 km/h e despejando acumulados da ordem de 200 a 300 mm de precipitação.

Clare Nullis, porta-voz da Organização Meteorológica Mundial, disse à Reuters que é raro ter a formação de grupos de ciclones na mesma área em sucessão próxima. De acordo com ela, "O calor do oceano é um dos fatores da rápida intensificação dos ciclones", e de fato as medições indicam que a temperatura da superfície do mar tem estado acima da média nas últimas semanas bem a leste de Madagascar.