O devastador ciclone tropical Batsirai atinge Madagascar

O ciclone tropical Batsirai chegou, de forma devastadora, na quarta maior ilha do mundo, Madagascar, com ventos fortes e riscos de inundações e deslizamentos.

Ciclone Batsiral atingiu a Ilha de Madagascar de forma avassaladora
Ciclone Batsirai atingiu a Ilha de Madagascar de forma avassaladora

A ilha de Madagascar está localizado na África, a quarta maior ilha do mundo, sofreu recentemente com chuvas fortes, inundações com várias vítimas devido a tempestade Ana.

Pelo menos 131.000 pessoas já foram afetadas em Madagascar, incluindo 71.000 pessoas que foram deslocadas, segundo as autoridades. Pelo menos 48 pessoas morreram, quase todas na capital, onde casas tradicionais desabaram e outras foram arrastadas por deslizamentos de terra.

A temporada de ciclones tropicais no Oceano Índico está em andamento e outros países da África Austral, incluindo Moçambique, Malaui e Zimbabué também sofreram com as consequências da tempestade Ana.

Agora Madagastar foi atingida pelo ciclone tropical Batsirai. Chegou perto de Mananjary com ventos superiores a 165 km/h e rajadas de até 230 km/h.

Batsirai é extremamente avassalador e se assemelha a um forte furacão de categoria 3 no Atlântico, segundo a Organização Mundial Meteorológica, OMM.

O centro regional de ciclones tropicais da OMM, La Réunion (Météo-France), descreve Batsirai como “muito perigoso”.

Segundo o Centro de Meteorologia Meteo Madagacar de hoje, 6 de fevereiro, Batsirai enfraqueceu quando atingiu terra firme.

O mar deve ficar muito agitado com ondas de 8 a 15 metros de altura e o risco de inundação costeira é médio a localmente alto, pois o solo já está saturado. Autoridades falaram que também há risco de deslizamentos de terra novamente.

Batsirai trará altos totais de chuva para a costa leste de Madagascar. Espera-se chuvas generalizadas de 150-300 mm, com possíveis picos de 500-600 mm.

Trajetória do ciclone tropical Batsirai no dia 4 de fevereiro
Já estava previsto a chegada do ciclone Batsirai em Madagascar, segundo a trajetória divulgada no dia 4 de fevereiro

O governo de Madagascar e equipes humanitárias estão recebendo informações diárias do Météo Madagascar para facilitar o planejamento futuro e a ação antecipatória.

O gabinete para a Coordenação dos Assuntos Humanitários disse que os preparativos, sob a liderança do Governo de Madagascar, incluem o pré-deslocamento de capacidade de busca e salvamento para áreas que podem serem impactadas. Além disso, aeronaves serão colocadas em espera para dar apoio rápido. Compras de suprimentos são feitas para aumentar os estoques disponíveis.

O Programa Alimentar Mundial alertou que 600.000 pessoas podem ser afetadas e a ministra do meio ambiente, Vahinala Raharinirina, disse para o site de notícias BBC que o Batsirai pode ser o pior ciclone a atingir a ilha em 17 anos.

Diferença entre furacão, ciclone e tufão

Há sempre a dúvida entre a diferença de furacão, ciclone e tufão. Bem, o ciclone tropical se refere aos três fenômenos atmosféricos, há apenas uma diferença geográfica entre eles. Furacão se forma na bacia do Atlântico e na parte oriental do Pacífico Norte. Ciclone forma-se no oceano Índico. E o Tufão se forma na parte ocidental do Pacífico.

Conclusão: todos os fenômenos são um sistema fechado de baixa pressão de grandes dimensões e um elevado grau de organização.

O contraponto de toda essa tragédia é que Madagascar e o sul de Moçambique estavam em condições de secas extremas e o solo estava muito seco.

Quando um fenômeno de impacto como esse acontece, sempre começa o questionamento: É culpa das mudanças climáticas? O professor, aposentado, da Universidade do Havaí (Estados Unidos), Gary M. Barnes, afirma que se o oceano ficar mais quente, poderá haver tempestades mais fortes e intensas.

Oremos por todos! Saudações Meteorológicas!