Lua de Júpiter é o melhor lugar para procurar vida fora da Terra

A lua de Júpiter que leva o nome de Europa mostra indícios de atividade vulcânica. O lugar já é considerado pelos cientistas da Nasa como o melhor do Sistema Solar para procurar vida fora da Terra.

Europa
Europa, uma das 79 luas de Júpiter, é considerado o lugar mais propício para vida fora da Terra.

Uma descoberta animadora foi feita recentemente por cientistas com relação à procura por vida fora da Terra. Uma pesquisa mostrou que há possibilidade de atividade vulcânica em uma das 79 luas de Júpiter, a Europa.

Europa, lua de Júpiter, é o lugar considerado pela Nasa como o mais propício para procurar vida fora da Terra.

A descoberta pela possível atividade vulcânica em Europa anima os estudiosos que relatam que ter uma fonte de energia como esta, de forma constante e duradoura a longo prazo, daria condições para o desenvolvimento de vida no local.

Estudos recentes

Astrônomos do Geophypical Research Letters têm indícios de que existe um oceano entre o núcleo rochoso e a camada externa de gelo da lua Europa. Em seus estudos, demonstram através de um modelo 3D que o interior do satélite pode ser extremamente quente a ponto de derreter a tal camada rochosa, o que formaria vulcões no fundo do oceano.

Júpiter
Júpiter e suas luas. Europa se destaca pelas características propícias à procura por vida extraterrestre.

Marie Behounková, líder do estudo da Charles University na república Tcheca relata que as descobertas dos estudos mostram evidências de que o oceano sob a superfície da lua Europa pode sim ser um ambiente propício para o surgimento de vida fora da Terra.

Ainda segundo a líder, Europa é um dos corpos planetários raros que pode ter mantido a atividade vulcânica por bilhões de anos. Além disso, é possível que seja o único além da Terra que possui grandes reservatórios de água e uma fonte de energia a longo prazo.

Altas temperaturas no interior da Europa

Uma das crenças dos cientistas sobre a formação de vulcões no fundo do oceano, é a temperatura elevada no interior da Europa, no manto rochoso. Mas por que é tão quente?

A razão é a atração gravitacional que Júpiter exerce sobre as suas 79 luas. Europa gira em torno da órbita de Júpiter ao mesmo tempo em que a gravidade do planeta faz seu interior ser flexionado.

Europa
Altas temperaturas poderiam quebrar o manto rochoso de Europa e chegar à superfície.

Este movimento força a energia para o interior da lua que acaba saindo como calor. Vale ressaltar que quanto mais o interior da Europa se flexiona, mais calor é gerado e mais aumenta a capacidade de derreter o manto rochoso, o que aumenta a probabilidade da ocorrência de vulcões no fundo do oceano.

O que diz a Nasa

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço fala sobre esses vulcões submarinos em seu site e em nota explica que se realmente existirem em Europa podem ser semelhantes aos que existem na Terra.

No planeta Terra, a água do oceano entra em contato com o magma do vulcão e forma energia química. É essa energia que alimenta a vida nas profundezas do mar, e não a luz do sol como muitos pensam.

Nasa
Nasa já se prepara para missão até Europa marcada para 2024

O conjunto de características descobertas acrescenta a descrição da Nasa sobre Europa, lua de Júpiter, de ser o melhor lugar do Sistema Solar para procurar vida extraterrestre. Com tantos estudos e evolução dos resultados, a agência planeja uma missão, a fim de verificar se o lugar realmente tem as condições consideradas essenciais para o desenvolvimento de vida. O lançamento da missão denominada Europa Clipper não está longe de acontecer e está previsto para 2024.

A descoberta pode trazer esperanças de ter vida fora da Terra, uma vez que em nosso planeta, áreas vulcânicas no fundo do mar geralmente são repletas de vida, mesmo em partes mais profundas.