Lançamento de satélite europeu promete modernizar a previsão meteorológica

O sistema de satélites Meteosat de terceira geração foi lançado esta semana, para revolucionar a previsão do tempo e permitir um monitoramento mais preciso de nossa atmosfera, terra e oceanos em constante mudança.

Conjunto de satélite
O Meteosat de Terceira Geração (MTG) é o primeiro satélite meteorológico geoestacionário com a capacidade de detectar dados de raios em uma ampla área da Europa e da África

O projeto europeu Meteosat lançou recentemente, seu novo satélite que deve aumentar a precisão de previsões meteorológicas, especialmente tratando-se de tempestades intensas. O Meteosat-12 saiu da Guiana Francesa em um foguete Ariane para iniciar uma nova era da previsão do tempo.

Este é o Meteosat de Terceira Geração (MTG), constituído por dois satélites de imagem e um de sondagem, e a espaçonave fará imagens da atmosfera sobre o continente europeu, Oriente Médio e África.

Os dados adquiridos com suas tecnologias de última geração, prometem aumentar a capacidade de rastrear o surgimento de tempestades de alta magnitude. A decolagem do Ariane da cidade de Kourou, ocorreu as 17:30 (20:30 GMT), com o Meteosat-12 ejetado pouco mais de meia hora depois.

Segundo a equipe da Eumetsat, organização intergovernamental que administra os satélites meteorológicos da Europa, levará algum tempo para colocá-lo corretamente na posição 36.000 km acima do equador, e pode levar até um ano para que suas observações sejam totalmente integradas aos modelos de previsão. Mas uma vez que isso seja alcançado, os benefícios devem se tornar óbvios.

Inovações do novo satélite lançado pela Eumetsat

A Europa tem sua própria espaçonave meteorologia posicionada bem acima do planeta desde 1977. O novo gerador de imagens que acabou de subir é a terceira iteração da série.

Uma das grandes inovações é a inclusão de uma câmera para detectar raios.

As agências acreditam que o fato de ter uma câmera será um benefício para o chamado “nowcasting”, que é a capacidade de rastrear e prevenir eventos perigosos iminentes. Isso porque o raio é um marcador de rajadas de vento violentas, chuvas intensas e granizo.

Há muito tempo é possível rastrear raios a partir de suas emissões de radiofrequência, mas são em grande parte raios do ar para o solo, e 90% dos raios são na atmosfera ou intranuvem.

Observações mais precisas, frequentes e relevantes do espaço são absolutamente essenciais para fornecer melhores previsões e alertas que nos ajudem a reduzir e mitigar os impactos desses eventos climáticos severos', disse Phil Evans, diretor da Eumetsat.

O Meteosat-12 retornará uma imagem completa do clima abaixo dele a cada 10 minutos, cinco minutos mais rápido do que atualmente. Ele será capaz de ver características ainda menores na atmosfera, de até 500 metros de diâmetro, e visualizá-las em mais comprimentos de onda de luz.

Um grande salto na qualidade da previsão climática mundial

Agências nacionais de previsão, como o Met Office do Reino Unido e a Meteo France, verão um grande salto na quantidade de dados que recebem.

O novo instrumento Meteosat está definido para ser um divisor de águas. Melhorando o controle sobre a ocorrência de raios totais, algo essencial caso seja necessário prever operações de helicóptero no Mar do Norte, por exemplo. Da mesma maneira, se houver matérias perigosos sendo descarregados de aeronaves, até mesmo para a segurança dos passageiros.

O sistema de nova geração eventualmente verá três espaçonaves trabalhando em uníssono. Além disso, um segundo gerador de imagens será instalado em 2026 para obter imagens mais rápidas, a cada 2.5 minutos, apenas da Europa.

Antes disso, em 2024, uma espaçonave de sondagem será lançada para coletar amostras da temperatura e umidade da atmosfera. Com satélites de substituição já encomendados para o primeiro trio de trabalho, a Europa tem cobertura garantida até a década de 2040.

Entretanto, esse recurso não sai barato. Os estados membros da Agência Espacial Europeia (ESA), financiaram a pesquisa e o desenvolvimento no valor de 1,4 bilhão de euros, e as nações da Eumetsat estão arcando com os custos contínuos estimados em 2,9 bilhões.

Ainda é um longo processo com compensações e mesmo que seja muito dinheiro investido nesta missão, vale a pena reconhecer os retornos decorrentes da boa previsão do tempo.

O lançamento deste satélite garantirá a continuidade dos dados para previsão do tempo a partir da órbita geoestacionária pelos próximos 20 anos, e aprimora significativamente os recursos atuais do gerador de imagens de raios quase em tempo real - uma nova capacidade para os satélites meteorológicos europeus.

Além disso, as observações feitas pelos satélites MTG apoiarão o desenvolvimento de produtos e serviços que podem fornecer grandes contribuições para combate a incêndios, previsões de qualidade do ar, controle de tráfego aéreo, missões de busca e salvamento, redução de riscos de desastres, produtividade agrícola, gerenciamento marinho e costeiro, produção de energia sustentável, e muito mais.