Lançamento da parceria SpaceX e NASA foi adiado para este sábado

Devido a condições impróprias do tempo, o lançamento do foguete que ia transportar dois astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional foi adiado para este sábado. Confira as condições meteorológicas e saiba como acompanhar.

SpaceX NASA lauch
A missão histórica da SpaceX em parceria com a NASA foi adiada por condições impróprias do tempo.

Na última quarta-feira (27) estava marcada a primeira missão tripulada ao espaço da empresa de Elon Musk, a SpaceX, em parceria com a NASA. Desde o dia 08 de Julho de 2011 que a NASA não envia astronautas para o espaço a partir da base Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral na Flórida, à leste de Orlando.

Devido ao tempo instável ao longo do dia, ocasionado pela presença da tempestade tropical Bertha, as condições não estavam favoráveis para o lançamento, que estava marcado para às 17:33, horário de Brasília. A expectativa para o evento estava elevada, uma vez que seria transmitida pela internet pelos canais da NASA e da SpaceX.

O evento agora ocorrerá neste sábado (30) às 16:22, horário de Brasília, com uma janela até as 16:00 do domingo (31). Os links de transmissão continuam os mesmo e você ainda pode até testar suas habilidades tentando acoplar a Crew Dragon na Estação Espacial num simulador criado pela SpaceX.

O tempo continua a ameaçar o lançamento

O tempo novamente ameaça a janela de lançamento do foguete da SpaceX. Segundo o meteorologista da CNN, Haley Brink, sábado e domingo podem ter condições meteorológicas muito semelhantes ao de quarta-feira. Para a equipe de meteorologistas, 45º Space Wing Weather Squadron, as chances são de 60% para condições desfavoráveis para o lançamento.

“As principais preocupações são de um voo através da chuva, principalmente para precipitação associada às nuvens cumulonimbus e cumulus que se formam pela convecção na parte da tarde", como divulgado no boletim meteorológico.

Nesta esta época do ano é comum que uma brisa marítima ao longo da costa leste da Flórida contribua para a formação de tempestades na parte da tarde, devido à combinação das altas temperaturas com o transporte de umidade. Condição semelhante que ocorre durante o verão na capital paulista.

Por ocorrerem de forma isolada, nem sempre é fácil prever com precisão onde uma dessas tempestades aparecerá. Ainda assim, os meteorologistas podem analisar o padrão geral para ver se as condições se apresentam para o desenvolvimento de tempestades.