Inundações repentinas deixam um cenário assustador na Itália

As chuvas torrenciais dos últimos dias afetaram os vales no interior da Ligúria, na Itália, principalmente a região de Savona. Veja aqui os vídeos!

Com a chegada do primeiro fenômeno climático de outono, a temporada de enchentes começou na região da Ligúria, na Itália. Na última segunda-feira, 4, um sistema de tempestades se desenvolveu rapidamente ao longo da costa de Savona, entre Pietra Ligure e Loano, absorvendo o ar quente e úmido do mar, que ainda está relativamente quente em superfície nesta época.

Como costuma acontecer durante as tempestades que afetam a Ligúria, uma tempestade "auto-sustentável" se formou rapidamente ao longo de uma linha de confluência de ventos nas camadas baixas, dentro de um fluxo de ventos úmidos e quentes de Sirocco e Mistral, que ascendeu do Mar Tirreno e tornou-se fortemente úmida, impactando nas costas de Gênova e Savona oriental.

E foi nesta região que o fluxo de umidade de Sirocco foi bloqueado pelas correntes mais frias de Tramontana (massas de ar que se deslocam do 'Po Valley' em direção às áreas de Asti e Cuneo), que já haviam começado a transbordar das passagens dos Apeninos na área de Savona, no último domingo.

Isso fez com que o ar úmido marítimo, de origem continental subtropical, subisse repentinamente, favorecendo a geração de grandes nuvens cumulonimbus no trecho da costa entre Savona e Gênova, que, posteriormente, continuaram a dar suporte ao sistema de tempestades de mesoescala sobre os vales do interior de Savona, onde ocorreram acúmulos impressionantes de chuva.

Em Savona, as chuvas caíram ao longo do dia, com intensas tempestades movendo-se para o interior da região. A estação de Cairo Montenotte registrou 859 mm de precipitação em 24 horas, com 496 mm destes caindo em apenas 6 horas.