Inundações devastadoras provocam estragos no norte do Iraque

A chuva torrencial e o granizo causaram inundações e danos em Erbil, cidade do norte do Iraque. Veículos ficaram presos nas estradas inundadas e casas foram invadidas pela água. Confira as imagens!

Neste último sábado, dia 30, a cidade de Erbil, norte do Iraque, foi atingida pelo primeiro episódio de chuva forte da estação úmida no último sábado. Várias casas registaram danos materiais, os automóveis ficaram presos, bloqueando as estradas principais que estavam completamente inundadas. Como vemos no vídeo, as ruas e estradas parecem autênticos rios.

Os bairros próximos a uma estrada circular de 150 metros na cidade e na via em direção a Pirmam, uma cidade a cerca de 33 km a nordeste de Erbil, transformaram-se nos principais alvos das inundações. Segundo a polícia de Erbil, precauções tinham sido tomadas, mas, nalguns bairros, as inundações excederam as expectativas.

Várias pessoas ficaram inicialmente presas na estrada circular de 150 metros, afirmando que tinham recebido chamadas telefônicas das suas famílias a dizer que as suas casas tinham sido inundadas. Nalgumas áreas residenciais, as unidades de Proteção Civil tiveram de prestar auxílio às pessoas afetadas pela inundação recorrendo a helicópteros.

A inundação deste ano ocorreu precisamente num ano de seca recorde, com vários rios e lagos a ficarem secos e milhares de culturas agrícolas destruídas.

Em declarações a um meio de comunicação na região do Curdistão, Iraque, Rudaw, o governador de Erbil, Omed Khoshnaw, apelou às pessoas para se manterem afastadas das ruas propensas a inundações. Já Hamid Ismael, presidente da câmara de Pirmam afirmou que a situação está parcialmente sob controle, mas que a cidade tem registado danos materiais, bem como cortes de eletricidade e de Internet nalgumas áreas.

A província de Erbil lida frequentemente com inundações severas nas épocas mais frias do ano. Nos últimos anos, vários bairros de Erbil têm enfrentado graves danos materiais devido às inundações. A deste ano ocorreu quando a Região do Curdistão registou um ano recorde de seca, com vários lagos e rios a secarem e milhares de culturas agrícolas arruinadas.

youtube video id=HsaQ3IG9ZjI