Tornado em Porto Velho, Rondônia: entenda o fenômeno

Um tornado atingiu o município de Porto Velho, em Rondônia, nesta última quinta-feira. O fenômeno destruiu edifícios, destelhou casas e assustou moradores que nunca haviam presenciado um tornado antes.

Tornado em Porto Velho / Rondônia
Um tornado atingiu Porto Velho, em Rondônia, destruindo edifícios, destelhando casas e assustando moradores. (imagem: anônimo / divulgação)

Em sua escala de tamanho, tornados são considerados os fenômenos mais destrutivos da meteorologia. Podem demolir edifícios, levantar árvores e outros objetos, e até mesmo trazer perdas humanas. No Brasil, tornados se formam mais frequentemente na região Sul - Mas, por vezes, também atingem outros Estados.

Nesta última quinta-feira (28), um tornado se formou em Porto Velho, capital de Rondônia. Os ventos derrubaram árvores, postes, fios e placas de sinalização, além de destelhar casas e estabelecimentos comerciais

Uma escola infantil foi destruída enquanto alunos se escondiam em um local fechado. A região ficou sem energia, mas felizmente não há relatos de vítimas.

Conforme relatado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), os ventos atingiram 177 km/h, o que representa um tornado categoria F0 na escala Fujita, utilizada para medir a intensidade de tornados através da quantidade de estragos. Neste caso, foram apenas danos leves.

O que são tornados? Como se formam?

Um tornado é uma coluna vertical de ar em rotação. Sabe-se que eles se formam em tempestades, e que uma atmosfera instável é necessária para seu desenvolvimento. Geralmente, tornados aparecem em supercélulas, um tipo de tempestade com fortes correntes de ar ascendente e rotação horizontal. 

Seu diâmetro pode variar de alguns poucos metros até dois quilômetros. O fenômeno pode ser identificado de duas maneiras: Quando a nuvem toca o chão (caso contrário ele é chamado apenas de nuvem funil), ou através dos destroços levantados pelos ventos fortes, caso que caracteriza o tornado de Rondônia.

Existem diversos tipos e formas que um tornado pode assumir. O tornado de Rondônia é um tipo geralmente batizado de "landspout", ou tromba terrestre - Uma associação com outro tipo de fenômeno similar, a tromba d’água.

Um erro comum que as pessoas cometem é pensar que Furacões, Tufões e Tornados são a mesma coisa. Furacões e Tufões são termos utilizados para caracterizar tempestades gigantescas, com milhares de quilômetros de diâmetro, como aquelas que vemos através de satélites. Já tornados são fenômenos pequenos e locais, como este que ocorreu em Porto Velho.

Por que ninguém previu o tornado de Porto Velho? 

Por serem pequenos e rápidos, tornados ainda não podem ser previstos com acurácia. Não há poder computacional no mundo capaz de rodar uma previsão do tempo que resolva fenômenos tão pequenos quanto os tornados. 

Até mesmo em países com um sistema meteorológico muito mais avançado que o do Brasil, só é possível identificar a formação de um tornado com poucas horas ou minutos de antecedência, isso com o auxílio de radares e uma equipe de meteorologistas altamente treinada.

Segundo um estudo publicado há muito tempo na revista Atmospheric Research, a região Sul do Brasil é o segundo lugar no mundo mais favorável para ocorrência de tornados, perdendo apenas para os Estados Unidos. O fenômeno também pode se formar no Sudeste, Centro-Oeste e no Norte, embora seja muito mais raro.