Inundações "1 em 1000 anos": "ira de Deus" ou crise climática?

Em apenas 30 dias, seis eventos catastróficos de chuvas extremas classificados como "1 em 1000 anos" ocorreram nos Estados Unidos. Como é possível? Que significa?

Inundações em Kentucky
Dois dos afetados pelas inundações do Kentucky, devastados pelo desastre. Pelo menos 38 pessoas perderam a vida neste evento considerado "1 em 1000 anos".

O termo “um evento em 1000 anos” significa que, estatisticamente falando, esse evento tem apenas uma chance em 1000 de ocorrer em qualquer ano. Agora, se falarmos de probabilidades, um evento "1 em 1000 anos" tem 0,1% de chance de ocorrer em um determinado ano.

Essas manifestações extraordinárias e inusitadas da natureza, que causam grande impacto econômico e social nas populações afetadas, são muitas vezes consideradas como resultantes da “ira de Deus”, manifestação inusitada, extraordinária e inesperada das forças da natureza, algo que não pode ser impedido. No entanto, a ciência é clara sobre a crescente responsabilidade dos seres humanos em tornar esses eventos cada vez mais prováveis e frequentes, como consequência dessa crise climática.

Nesse sentido, vale destacar a diferença entre possível e provável, pois muitas vezes são termos usados incorretamente como sinônimos.

Possível ou provável?

Possibilidade é, em geral, qualquer evento que possa ocorrer. A possibilidade de um evento ocorrer é não ou sim, e pode ser expressa em números: 0 se não for possível e 1 se for possível.

Onda de calor em Londres
A onda de calor em Londres em julho deste ano nos deixou cartões postais como este. Em alguns lugares nas Ilhas Britânicas, as altas temperaturas eram um evento de 1 em 1.000 anos.

Probabilidade é uma medida que indica a probabilidade de um fenômeno ou evento ocorrer. A probabilidade de ocorrência de um evento varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 0, menor a probabilidade, e quanto mais próximo de 1, mais probabilidade. Geralmente é expresso em porcentagens de 0 a 100.

Provavelmente, então, é um recurso escalável que caracteriza a frequência relativa com que algo acontece ou pode acontecer. É possível que chova, mas a probabilidade pode ser alta, média ou baixa. Uma onda de calor na Antártida é possível, mas improvável. Ou é possível ganhar na loteria, mas as chances são pequenas.

O ano em que vivemos em perigo

Este 2022 grande parte do planeta estava sob eventos hidrometeorológicos extremos: ondas de calor sem precedentes, incêndios florestais e inundações e secas catastróficas.

Os maiores contrastes foram registrados nos Estados Unidos: enquanto algumas áreas sofrem a pior seca em 1.200 anos (como a Califórnia), outras experimentaram - em menos de 30 dias - seis eventos extremos de chuva que atingiram o limite para serem considerados precipitação eventos "um em 1000 anos", um sinal que destaca o preocupante progresso das mudanças climáticas, segundo os cientistas:

  • 26 DE JULHO - St. Louis, Missouri: 200 mm em 6h, 219,5 mm em 24h;
  • 27 DE JULHO - Kentucky: 250mm em 5h;
  • 01 AGO - Illinois: entre 200 e 330 mm em menos de 12h;
  • 05 AUG - Death Valley, Califórnia (local desértico se houver) recebeu 37,1 mm em menos de 3h (equivalente a chuva de um ano);
  • 22 DE AGOSTO - Dallas-Fort Worth: 233 mm em 24h, dos quais 75 mm caíram em 1h;
  • 24 AGO – Mississippi: setores acumularam mais de 200 mm em 3h.
Inundações em Kentucky
Carros foram arrastados e casas destruídas nas áreas mais afetadas pelas fortes chuvas. O governador do estado descreveu o evento como um dos piores da história do Kentucky.

Neste ponto é necessário esclarecer que um evento de precipitação de 1 em 1000 anos não pode necessariamente desencadear um evento de inundação recorrente de 1 em 1000 anos. São inúmeros os fatores que intervêm para que assim seja ou não, entre eles as características do terreno (orografia, vegetação, solo), a presença ou não de obras hidráulicas, o clima anterior, o ordenamento do território, etc.

Independentemente disso, o número de vítimas fatais e a quantidade de danos materiais também mostram que NÃO estamos preparados para enfrentar o clima do futuro que JÁ se manifesta. E se esses desastres (como as enchentes no Leste Europeu em 2021) atingirem essa magnitude nos países ricos, é de se esperar que o impacto de eventos dessas características em nações menos desenvolvidas ou em estados frágeis tenha consequências ainda maiores.

O que significa "evento 1 em 1000 anos"?

Um dos equívocos mais comuns sobre eventos catalogados "1 em 1000 anos" é considerar que o evento acontecerá uma vez a cada 1000 anos, ou que não se repetirá nos próximos 1000 anos.

Para os meteorologistas, um evento “1 em 1.000 anos” significa que o evento será igualado ou superado, em média, uma vez a cada 1.000 anos. Isso quer dizer que em 10.000 anos esse limite pode ser igualado ou excedido 10 vezes, mas várias dessas vezes podem acontecer dentro de alguns anos uma da outra, e nenhuma por muito tempo depois. Isso se aplica a eventos como inundações, terremotos ou erupções vulcânicas, por exemplo.

inundações de kentucky
A ausência ou deficiência de planejamento urbano aumenta o risco de sofrer inundações. Na imagem, a população do condado de Breathitt se estabeleceu em um vale de inundação. É questão de tempo.

Para análises climáticas, apenas dados dos últimos 100 anos estão disponíveis. Este é o período usado para encontrar a probabilidade e a frequência de um evento climático extremo. Consequentemente, pode-se dizer que um evento de precipitação de 1 em 1000 anos tem uma probabilidade de 0,1% de ocorrer em um determinado ano, se for um evento de 1 em 500 anos, a probabilidade é de 0,2%. E se for um evento de 1 em 100 anos, a probabilidade é de 1%.

A crise climática: culpado ou inocente?

É muito cedo para ter certeza absoluta de que as mudanças climáticas são responsáveis por esses eventos extremos. Para isso, devemos aguardar os resultados dos estudos de atribuição realizados por organizações especializadas para descobrir qual seria a probabilidade desses eventos com e sem essa crise climática.

Mas é claro que é possível que, com temperaturas mais altas, aumente a probabilidade de eventos de um em 1000 anos ocorrerem com mais frequência. Por isso é essencial que entendamos que devemos nos preparar para poder enfrentar da melhor forma esses eventos extremos.

Porque se esperarmos pelo próximo evento de 1 em 1000 anos para fazer isso, será tarde demais.