Enormes incêndios florestais deixam um cenário caótico na Califórnia

Chamas atingem áreas rurais ao norte do condado de Los Angeles, casas foram evacuadas e escolas cancelaram as aulas. As temperaturas devem chegar a 46°C nos próximos dias.

Bombeiros caminham em direção ao foco de incêndio florestal em Castaic, Califórnia. Fonte: Ringo HW Chiu/AP.

Vários países do Hemisfério Norte estão enfrentando consequências da intensa onda de calor. Os bombeiros na Califórnia estão lutando contra vários novos incêndios que se iniciaram enquanto o estado está enfrentando uma onda de calor extenuante.

A vegetação seca favorece a ocorrência de incêndios florestais em áreas rurais ao norte de Los Angeles e a leste de San Diego, forçando o fechamento de uma importante rodovia interestadual e levando à evacuação de escolas e centros de saúde.

Novos incêndios ocorrem em meio a uma onda de calor prolongada, e possivelmente recorde que está atingindo o oeste dos EUA e deve durar até os próximos dias.

Autoridades declararam estado de emergência devido às altas temperaturas acima do normal, e pediram às pessoas que ajudassem a reduzir a demanda por eletricidade, para evitar interrupções forçadas.

Enquanto isso, em Los Angeles, o asfalto do playground nas escolas pode atingir temperaturas de 62°C, o que causa preocupação dos pais dos alunos. Por causa do calor, uma escola teve que ser evacuada pois a alta temperatura estava causando grande desconforto nos alunos e professores.

Além disso, o calor criou condições de trabalho particularmente difíceis para os bombeiros, onde sete deles sofreram ferimentos pelo calor enquanto combatiam o incêndio na comunidade rural de Castaic.

Foram observados uma parede de chamas avançando morro acima e a fumaça subindo milhares de metros no ar, enquanto aviões despejavam água do lago Castaic nas proximidades. Um parque de trailers com 94 residências foi evacuado.

Vestindo equipamentos pesados de combate a incêndios, carregando mochilas, o pessoal lá fora está apenas levando uma surra, disse o vice-chefe do Corpo de Bombeiros do condado de Los Angeles, Thomas Ewald.

Como medida de segurança, aeronaves continuariam jogando água durante a noite, pois os ventos poderiam mudar para o norte a noite, fazendo com que o fogo voltasse a queimar. O incêndio no noroeste do condado de Los Angeles, destruiu uma casa depois de atravessar mais de oito quilômetros quadrados de colinas.

Este incêndio fechou brevemente a uma rota importante para grandes plataformas, mas depois da liberação da via, o trânsito continuou congestionado enquanto os bombeiros tentam controlar o fogo.

Também foram registrados focos de incêndios no leste do condado de San Diego, perto da fronteira dos Estados Unidos com o México, e atingiu pelo menos quatro prédios e os moradores tiveram que evacuar o edifício.

O fogo se espalhou rapidamente, devidos a ação dos ventos, para 10 quilômetros quadrados e provocou ordens de evacuação de pelo menos 400 casas, de acordo com as autoridades.

A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos anunciou que o porto de entrada de Tecate com o México, fechou três horas mais cedo por causa do incêndio e não reabriria até que as condições melhorassem para garantir a segurança do público que viaja.

O Serviço Nacional de Meteorologia afirma que muitos vales, sopés, montanhas e áreas desérticas do estado, continuam sob alto risco de incêndio por causa da baixa umidade e das altas temperaturas, que estabeleceram vários recordes nos últimos dias.