Intensa seca faz reaparecer sítio arqueológico de 5.000 a.C na Espanha

Enquanto a Europa enfrenta sua pior seca em 500 anos, a diminuição dos níveis da água revelam o Dólmen de Guadalperal, monumento conhecido como “Stonehenge Espanhol” datado de 5.000 a.C e inundado em 1963.

Dólmen de Guadalperal
Misterioso “Stonehenge Espanhol” não está mais submerso. Fonte: Live News.

Diversos países europeus estão batendo recordes de temperatura e seca neste verão. O clima na Espanha, assim como em grande parte da Europa, também impactou negativamente a economia, devastando terras agrícolas.

Devido a intensa seca, o sítio arqueológico composto por pedras megalíticas verticais datado de 5.000 a.C. voltou a aparecer no reservatório de Valdecanas, na província espanhola de Cáceres. Enquanto a Espanha enfrenta sua pior seca em 60 anos, as autoridades dizem que o nível da água no reservatório caiu para 28% de sua capacidade.

O sítio pré-histórico foi inundado em 1963 pela criação do reservatório de Valdecanas durante um projeto de engenharia civil liderado por Francisco Franco. A formação rochosa, Dólmen de Guadalperal, ficou conhecida como “Stonehenge Espanhol” por ser parecida ao famoso “Stonehenge Inglês”.

As pedras, que chegam a ter 1.80 metros de altura, foram descobertas em 1926 pelo arqueólogo alemão Hugo Obermaier, mas não apresentam um criador conhecido. Um Dólmen é uma estrutura pré-histórica de dois ou mais megálitos verticais chamados “menires”, com uma pedra angular colocada no topo.

Teorias do "Stonehenge Espanhol"

Com esta rara exposição, a história por trás do Dólmen despertou curiosidades. Uma das teorias sugere que sua formação deve funcionar como uma tumba. Ou que pode ter sido construído em alinhamento com o solstício de verão, servindo como um templo solar. Há quem diga que algumas de suas pedras apresentam entalhes, podendo representar uma cobra ou um mapa do rio Tejo nas proximidades.

youtube video id=67eLhE7X5yw

Os guias turísticos estão aproveitando essa situação para atrair turistas ao local, beneficiando esse setor econômico. O Dólmen foi visto - incompletamente - pela primeira e última vez em 2019, quando a Europa enfrentava um período de seca. Segundo a NASA, esse ano é a primeira vez que toda a estrutura se tornou visível desde que foi inundada.

Na esperança de capitalizar o interesse atual nas pedras de Guadalperal, foi iniciada uma petição pedindo ao governo que mova o círculo para um museu ou para uma terra firme. Várias pedras porosas caíram ou racharam depois de mais de meio século debaixo d’água, tendendo a se deteriorar quando o nível da água elevar e afundar novamente o monumento.

A petição, que está no change.org desde 2019, já conta com mais de 45 mil assinaturas e pode ser uma oportunidade de estudar o círculo de pedras, normalmente inacessível. “É um Dólmen megalítico de grande valor que está agora, pela primeira vez, e quem sabe se será a última, totalmente acessível” - lê-se na petição.

É uma surpresa, uma rara oportunidade de poder acessá-lo - disse Enrique Cedillo, arqueólogo da Universidade Complutense de Madri.

As condições de seca fizeram com que muitos rios europeus revivessem fatos marcantes e, ao mesmo tempo, preocupantes dos nossos antepassados. Na China, o declínio nos níveis da água fez aparecer antigas estátuas budistas; na Alemanha foram as “pedras da fome”. No Texas, a seca recentemente revelou pegadas de dinossauro que viveu há 113 milhões de anos.

É interessante poder apreciar os monumentos e as descobertas que são vivenciadas nessas situações, mas é necessário enfatizar que as secas trazem inúmeras desvantagens e sua crise é mundial!