Incrível nuvem de levante filmada no Rochedo de Gibraltar: como se forma?

Na passada quarta-feira, 24 de agosto, o Met Office captou em vídeo um impressionante fenômeno meteorológico. Saiba como se forma a famosa nuvem de Levante, uma das maiores atrações naturais e turísticas do solitário penhasco rochoso de Gibraltar.

O Rochedo de Gibraltar, também conhecido por Coluna de Hércules, é um rochedo com 427 metros de altitude, localizado em Gibraltar, território britânico ultramarino situado na extremidade sul da Península Ibérica, especificamente a sul de Espanha e que domina o Estreito de Gibraltar.

Geologicamente é um monólito promontório de calcário e teve origem na colisão da placa tectônica africana com a europeia. Uma grande parte do rochedo possui uma área que contém uma reserva natural onde se encontram cerca de 250 macacos-de-gibraltar, os únicos macacos selvagens da Europa.

Uma das maiores atrações naturais e turísticas desta formação geológica é a impressionante nuvem de levante que por lá pode surgir, no topo do solitário penhasco rochoso de Gibraltar. No vídeo em timelapse abaixo, gravado pelo serviço nacional de meteorologia do Reino Unido (Met Office) na passada quarta-feira 24 de agosto, pode observar-se a imponente nuvem orográfica, perto da pista de aterragem e descolagem da Força Aérea Real de Gibraltar (RAF Gibraltar).

As nuvens orográficas nascem com a passagem de uma corrente de ar por um acidente geográfico, como uma cadeia de montanha, isto é, pela ação da sua passagem por topografia em algum ponto qualquer terrestre. Esta nuvem de Levante, assim nomeada em homenagem aos ventos que sopram de Leste (levante) através do terreno local vindos do Mediterrâneo Ocidental, é um subproduto destes mesmos ventos e das paisagens extremas.

youtube video id=4tXR3h9wDrA

Estes ventos podem soprar em qualquer época do ano, mas a sua ocorrência é mais comum entre junho e outubro, de acordo com a Royal Meteorological Society do Reino Unido. O ar úmido da superfície é empurrado para cima ao se deparar com uma súbita elevação do terreno, subindo a uma altitude onde a temperatura é mais baixa do que o ponto de condensação do ar da superfície.

Isto faz com que o ar, eventualmente, fique saturado e a humidade dentro dele se condense e dê origem à dita nuvem. Ao condensar, fica preso sob uma inversão térmica, situação que pode se tornar perigosa para a aterrissagem dos aviões.