Incomum: ameaçada pela subida das águas, esta ilha foi movida... para o metaverso!

As Ilhas Tuvalu, ameaçadas pela subida das águas devido ao aquecimento global, serão recriadas em um universo virtual para preservar a sua cultura e a sua identidade como Estado, ante ao seu desaparecimento iminente.

Ilhas Tuvalu
Tuvalu é um pequeno país insular localizado no Oceano Pacífico, ao sul do Equador.

Ante a ameaça iminente do aumento das águas provocado pelo aquecimento global, o arquipélago de Tuvalu, localizado no coração do Oceano Pacífico Sul, está uma forma inovadora de preservar o seu património cultural e sua identidade, criando uma versão digital de si mesmo no metaverso!

Como os cientistas preveem que Tuvalu poderá desaparecer até ao final do século devido à subida das águas, esta medida ousada poderá oferecer um vislumbre de esperança para este pequeno estado insular.

Um arquipélago ameaçado pela subida das águas

O arquipélago de Tuvalu é um dos territórios mais expostos à subida do nível do mar. Neste sentido, por ocasião da COP 27, o Ministro de Assuntos Exteriores de Tuvalu tentou chamar a atenção mundial para as consequências devastadoras das mudanças climáticas ao anunciar uma “sobrevivência virtual pós-submersão”. Ou seja, a transferência da identidade e da cultura do arquipélago para o mundo virtual do metaverso.

Na verdade, o arquipélago polinésio de Tuvalu enfrenta uma situação crítica, pois corre o risco de desaparecer debaixo da água num futuro próximo. Os efeitos das mudanças climáticas, como a subida do nível do mar e a acidificação dos corais, estão a ter um impacto dramático nos estados insulares do Pacífico.

Géraldine Giraudeau, professora de direito público na Universidade de Paris-Saclay, salienta que estas mudanças levantam questões jurídicas complexas, em particular no que diz respeito à redefinição das fronteiras marítimas e à preservação da identidade estatal.

Ilha Tuvalu
Cerca de 11.000 pessoas vivem neste arquipélago polinésio.

O coração do problema reside na própria noção de Estado. De acordo com o direito internacional, um Estado é definido por três elementos fundamentais: uma população, um território e um governo. Dado que os efeitos das mudanças climáticas ameaçam aniquilar fisicamente o território de Tuvalu, esta situação coloca desafios jurídicos sem precedentes à sobrevivência do próprio Estado.

Rumo a um Estado visual

O plano ambicioso de Tuvalu é mover o seu território e cultura para o metaverso, permitindo aos seus cidadãos e às gerações futuras aceder ao seu patrimônio e identidade cultural, mesmo que o território físico desapareça.

O metaverso é um espaço virtual expansivo e envolvente que ultrapassa os limites das experiências digitais tradicionais. Forma um universo digital interligado, fundindo elementos da existência física e digital, onde os indivíduos podem interagir, socializar, trabalhar e até criar arte e arquitetura.

Assim, a ideia de um Estado “desterritorializado” ou “visual”, como lhe chama Géraldine Giraudeau, abre novas perspectivas sobre a continuidade do Estado apesar do seu desaparecimento físico.

Esta iniciativa não está isenta de desafios. As complexidades tecnológicas e a transição conceitual necessárias para passar de uma nação tangível para uma representação digital são obstáculos significativos. No entanto, esta iniciativa ousada de Tuvalu oferece uma visão de um futuro onde a tecnologia se cruza com a conservação, criando um universo onde a preservação cultural está livre de limitações físicas.