A nuvem da explosão de Beirute

Imagens de uma explosão registrada em Beirute impressionaram o mundo nesta terça-feira. A nuvem de condensação gerou um efeito similar ao observado em explosões nucleares.

Uma grande explosão atingiu a área portuária da cidade de Beirute, no Líbano, nesta terça-feira, 04. De acordo com o jornal libanês The Daily Star, a explosão destruiu edifícios próximos, matou dezenas de pessoas e deixou milhares de feridos.

Segundo o ministro da saúde, Hamad Hassan, a explosão se iniciou em um armazém que estocava fogos de artifício. As imagens chocaram o mundo pela força da explosão, que gerou uma espécie de cogumelo similar ao observado em explosões nucleares.

O fenômeno, também chamado de Nuvem de Wilson ou Nuvem de Condensação Transitória, é formado quando uma explosão muito intensa ocorre sob condições meteorológicas favoráveis, como ar muito úmido.

A onda de choque causa uma rarefação do ar ao redor da explosão, que resfria temporariamente o ar e condensa o vapor de água nele contido, formando a nuvem em forma de cogumelo. Quando a pressão e a temperatura voltam ao normal, a nuvem se dissipa.

A tragédia ocorreu em um momento onde o país se encontra em forte crise econômica e social, e sua origem e motivo ainda não foram confirmados. Especulações atuais giram em torno de um acidente, mas caso seja confirmado que a explosão foi intencional, o episódio pode gerar uma grave crise diplomática no já problemático Oriente Médio.