Incêndio atinge a sede do INPE em Cachoeira Paulista

Incêndio de grandes proporções atingiu a sede do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em Cachoeira Paulista, neste domingo (27), destruindo equipamento e mobilizando os bombeiros.

Incêndio atinge a sede do INPE em Cachoeira Paulista
Incêndio atingiu o INPE neste domingo (27), mobilizando os bombeiros de Cachoeira Paulista. (Imagens: Anônimo/Divulgação)

Um incêndio de grandes proporções atingiu o terreno da sede do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que fica em Cachoeira Paulista, na tarde deste domingo (27).

Funcionários foram dispensados por conta da fumaça e a equipe de bombeiros foi mobilizada para controlar o incêndio. As chamas se formaram na altura do km 40 da Rodovia Presidente Dutra, onde se localiza a sede do órgão de pesquisa.

Fotografias divulgadas nas mídias sociais mostram grandes áreas em chamas e diversos instrumentos de pesquisa e medição meteorológica destruídos.

Instrumentos de pesquisa e medição destruídos pelo fogo no INPE
Instrumentos de pesquisa e medição meteorológica foram destruídos pelo incêndio no INPE (Imagens: Anônimo/Divulgação)

O tamanho da região atingida ainda não foi divulgado, mas a equipe dos bombeiros continua em trabalho. De acordo com o jornal O Vale, viaturas de Guaratinguetá, Cruzeiro e Lorena estão se mobilizando no combate às chamas.

A notícia chega num momento crítico para os biomas brasileiros. No Estado de São Paulo, onde se localiza a sede do INPE, já foram detectados 2008 focos de queimadas em Setembro, o maior número registrado na história - O máximo anterior havia sido de 1930 focos, em 2017.

O número de incêndios paulistas este mês já superou o dobro da média (769 focos). O número é bastante expressivo, apesar da situação no Estado não ser tão extrema quanto a observada no Pantanal brasileiro.

As previsões também não são boas: Em todo o centro-norte do Brasil, que inclui São Paulo e vai até o Pará, leste do Amazonas e toda a Região Nordeste, o tempo segue muito quente e seco com a incidência de uma onda de calor. Previsão somente de chuva fraca somente na faixa leste do Nordeste, nas regiões próximas ao litoral, e de pancadas localizadas no oeste do Amazonas e no Acre.

No Pantanal, os focos de incêndio também continuam em alta: Em Setembro, já foram registrados 6796 focos de queimadas, também um recorde - O máximo anterior para Setembro era de 5498 focos, número que havia sido registrado em 2007.

O número representa um grande aumento com relação ao ano passado, quando se registrou 2887 focos, e supera o triplo da média de focos de queimada para o mês, que é de 1944.

Com as temperaturas altas e a umidade relativa baixa, a tendência é que o número de focos de incêndio continuem aumentando no Estado de São Paulo e também nos biomas do centro-norte brasileiro ao longo dos próximos dias.