Hi Fly pousa o primeiro Airbus A340 na Antártica

Mais um grande feito na história! A agência Hi Fly realizou o primeiro pouso de um Airbus A340 no continente de gelo, graças a muita pesquisa, preparação, conhecimento técnico e uma ótima previsão do tempo!

Airbus na Antártica
O Airbus A340 9H-SOL foi o primeiro a pousar no continente antártico no dia 2 de novembro. Fonte: hifly.aero.

No dia 02 de novembro, a Antártica recebeu seu primeiro pouso bem sucedido de um A340 na história. Um avião Airbus A340 da agência Hi Fly saiu da Cidade do Cabo, na África do Sul, e demorou pouco mais de 5 horas para percorrer uma distância de mais de 40 mil quilômetros e chegar até o continente de gelo!

O voo só saiu como o planejado, desde a decolagem até o seu pouso, devido ao ótimo trabalho dos meteorologistas e a experiência do piloto Comandante Carlos Mirpuri, além de toda preparação feita um mês antes por toda tripulação. Desde o ponto inicial da “aventura”, o comandante só decolou com a aeronave após o comunicado de que as condições de tempo para a Antártica eram boas o suficiente.

youtube video id=CBRX3QJJ0Jg

Durante o voo, o único meio de comunicação utilizado entre o Airbus e a equipe de apoio em solo na pista de Wolfs Fang (WFR), na Antártica, era um telefone capaz de se comunicar via satélite. Através dessa comunicação, a equipe em WFR pôde mandar reportes regulares para auxiliar o trabalho do Comandante Carlos, como os boletins meteorológicos que continuavam indicando condições de céu claro e aberto.

Detalhes sobre o voo

O voo transportou 23 passageiros e uma carga elevada, mas ainda dentro do limite de peso máximo da aeronave, de cerca de 275 toneladas. Essa carga elevada se deu devido ao fato do Airbus A340 ter que levar combustível suficiente para a viagem de ida e volta. Porém, todo esse peso não seria um problema, pois a pista é extremamente dura, composta de gelo glacial azul com uma espessura de 1,4 quilômetros!

Os meteorologistas fizeram um ótimo trabalho e só lançamos para a Antártica quando o tempo atendeu aos nossos requisitos de envio - disse Comandante Carlos

Embora a pista fosse resistente e comprida o bastante (cerca de 3000 metros) para suportar o avião, há um problema: ela não é fácil de se localizar. De acordo com o Comandante Carlos, a pista se mistura com o terreno e o imenso deserto branco do solo dificulta a análise da altitude do avião. Além disso, o comandante disse que “O reflexo é tremendo e somente óculos adequados ajudam a ajustar seus olhos entre a visão externa e a instrumentação”.

Comandante Carlos Mirpuri após pousar o Airbus A340 na Antártica. Foto: hifly.aero.

Como a pista de gelo é escorregadia, toda a pista foi entalhada com um equipamento especial. Após o entalhamento e limpeza foi obtido um coeficiente de frenagem adequado para o pouso do airbus na pista de gelo.

Além das dificuldades do terreno, os altímetros, instrumentos usados para medir altura ou altitude, perdem sua acurácia em temperaturas muito baixas e por conta disso, suas medições precisam ser ajustadas. Foi nesse ponto que a experiência do Comandante e de seu co-piloto foram cruciais, tanto que ao pousarem o avião receberam uma salva de palmas dos tripulantes.

Após esse voo histórico, há a possibilidade do mesmo avião A340 ser utilizado para transportar alguns turistas e cientistas, junto com suprimentos de carga para as bases que estão instaladas pelo continente antártico. A previsão meteorológica será extremamente importante para o sucesso dos novos voos nesse ambiente extremo de clima severo.