Frio polar: a sensação térmica existe?

Um dos dados mais populares na mídia quando as temperaturas são muito baixas: independente da temperatura mínima do dia marcada pelo termômetro, você certamente se perguntará: e a sensação térmica?. Mas, afinal, esse dado é real?

sensação térmica, frio polar, onda de frio
A sensação térmica não é uma variável real, mas um valor obtido a partir de uma fórmula empírica.

A sensação térmica (ST) é um termo popular usado para quantificar aproximadamente a temperatura sentida pela pele nua ao ar livre. Em outras palavras, ela é um valor estimado, a partir de uma fórmula que utiliza outras variáveis, do frio que uma pessoa sente quando exposta a baixas temperaturas, e também ao vento e à umidade.

Essa diferença entre a temperatura percebida pelas pessoas e a real é o resultado de uma combinação complexa de temperatura do ar, umidade relativa e velocidade do vento, assim como diferenças na saúde, genética, hidratação, forma do corpo, roupas e metabolismo. Portanto, a temperatura da sensação térmica é totalmente subjetiva, e não uma ciência exata.

Isto porque para calcular o valor de ST, os Serviços Meteorológicos desenvolveram uma fórmula a partir de uma experiência em laboratório, e fizeram muitas suposições. Uma delas é que a pessoa tem 1,7 metro de altura, pesa 67 kg, com temperatura corporal de 36,9°C. Usa calça comprida e camisa de manga curta e caminha a 5 km/h em uma noite clara. Portanto, se todos esses requisitos não forem atendidos, é muito possível que a sensação de frio muitas vezes não coincida com a relatada.

Por que parece mais frio?

O que chamamos de frio é, apenas, a perda de calor do nosso corpo. Animais de sangue quente, como os humanos, geram calor com nosso metabolismo, e esse calor é eliminado pela pele. Quanto maior a diferença entre a temperatura da pele (32ºC) e a temperatura do ambiente, maior será a perda de calor e a sensação de frio aumentará.

Em situações extremas de temperatura e vento, hipotermia ou congelamento podem ocorrer em questão de minutos. Com temperaturas de -7°C e ventos de 60 km/h, o vento frio será 10°C menor do que se estivesse calmo.

O ar é um mau condutor de calor, portanto, quando não há vento, forma-se uma pequena camada ao seu redor com uma temperatura mais alta, reduzindo a diferença térmica entre a pele e o ar. Mas quando está ventando, essa camada é continuamente soprada e perdemos essa bolha quente, então a perda de calor aumenta.

Mesmo que essa sensação não seja uma variável real, no sentido de que não é algo que se mede, como temperatura ou pressão, é muito importante estar atento aos seus valores, pois quando o vento aumenta e a sensação térmica cai rapidamente, o risco de congelamento ou hipotermia é maior.