Forte terremoto na Venezuela pode ser sentido no Brasil

Aconteceu na tarde desta terça-feira (21) e com maior intensidade no norte da Venezuela. Não deixou vítimas, mas danos materiais significativos. Houve um alerta de tsunami por algumas horas.

youtube video id=EvI54HEoQwo

Um forte terremoto de magnitude 7.3 foi registrado na terça-feira (21) às 17h30, horário local, na zona costeira da Venezuela, afetando especialmente o setor norte e países vizinhos como Colômbia, Panamá e Trinidad e Tobago. No Brasil os tremores puderam ser sentidos no norte do país, mas não houve destruição ou queda de objetos. O terremoto teve uma profundidade de 123,2 km e o epicentro foi localizado a 20 km a sudeste de Yaguaraparo, no estado de Sucre.

Este evento foi o mais forte registrado na Venezuela desde dezembro de 2016, de acordo com Joan Latchman, sismólogo do Centro de Pesquisas Sísmicas da Universidade das Índias Ocidentais. Ele acrescentou que houve sete sismos até uma hora após o terremoto, e que mais eram esperados. Um alerta de tsunami também foi ativado na região, que permaneceu em vigor por apenas algumas horas.

De acordo com o ministro do Interior e Justiça, Néstor Reverol, cerca de 20 mil funcionários foram enviados para avaliar as consequências do terremoto. O dano mais midiático tem sido a inclinação da torre financeira Confinanzas, um arranha-céu no centro de Caracas que inclinou "25 por cento" nos andares superiores, de acordo com a Reverol.