Forte temporal com granizo atinge o oeste do PR deixando muitos estragos neste sábado (1); veja os vídeos

Uma forte tempestade com granizo atingiu o estado do Paraná na noite deste sábado, 1º de novembro, deixando estragos significativos em várias localidades. Veja aqui as atualizações e os vídeos.

Temporal destruiu telhado de supermercado e deixou Campo Mourão coberta de gelo. Crédito: Marcelo Pellizzer (Reprodução/Tribuna do Paraná).

Entre o fim da tarde e a noite deste sábado, 1º de novembro, uma forte tempestade, acompanhada por rajadas de vento e granizos enormes, atingiu o oeste/noroeste do estado do Paraná.

O evento deixou muitos estragos significativos em várias localidades. Acompanhe abaixo mais informações do ocorrido e as imagens dos transtornos.

Tempestade devastadora no oeste paranaense

A forte tempestade foi acompanhada por rajadas de vento de quase 100 km/h e por queda de granizo.

As pedras de gelo que caíram em Jandaia do Sul, noroeste do estado, chegaram a pesar mais de 100 gramas, segundo informações de moradores. Veja a imagem abaixo:

Em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, as pedras de granizo chegaram a pesar mais de 100 gramas. Crédito: Reprodução/Redes Sociais.

Esta situação já afeta mais de 8 mil pessoas no estado, de acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. A Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica) recebeu mais de 3 mil ocorrências de falta de energia elétrica; em algumas localidades a situação já foi normalizada, mas várias outras continuam sem luz.

Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), Santa Helena e Campo Mourão registraram os maiores volumes de chuva na madrugada deste domingo (2), com 138,6 mm e 81,4 mm, respectivamente. As maiores rajadas de vento foram registradas em Cornélio Procópio (95 km/h) e em Santo Antônio da Platina (91 km/h).

No município de Santa Helena houve queda de granizo e ventos fortes. Há registros de destelhamentos, quedas de galhos, alagamentos e interrupção no fornecimento de energia. A média climatológica de precipitação de novembro na cidade é de 150 milímetros, e só neste sábado (1º) choveu 138,6 milímetros, segundo o Simepar.

Em Campo Mourão, uma das cidades mais atingidas, o temporal com granizo também deixou destelhamentos, alagamentos, queda de árvores, danos a móveis e falta de energia elétrica. Contudo, não há registros de feridos.

Em um supermercado da cidade, o temporal assustou pessoas e deixou o estabelecimento inundado devido ao destelhamento e com quedas de energia. Veja o momento de tensão no vídeo abaixo:

Em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, houve destelhamentos, alagamentos pela cidade e várias famílias foram afetadas. Também foram registradas quedas de árvores e até um acidente de trânsito durante a tempestade. Na manhã deste domingo (2) alguns bairros ainda estavam sem energia elétrica.

Barbosa Ferraz também foi uma das cidades atingidas, com cerca de 7.500 pessoas afetadas. Houve queda de granizos de grandes proporções, que atingiram residências, veículos e estabelecimentos comerciais. Veja abaixo um vídeo do temporal na cidade:

Os municípios Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes e Pato Bragado também registraram estragos, principalmente em áreas rurais. Barracões agrícolas e estufas foram danificadas, e moradores relataram prejuízos com a destruição de telhados e danos em maquinários.

A cidade de Pintagueiras, que fica a cerca de 60 km de Londrina, também teve grandes estragos. O granizo perfurarou telhados e deixou dezenas de pessoas desabrigadas. Segundo informações preliminares, cerca de 90% das residências foram danificadas. Ruas ficaram tomadas por poças d’água e destroços, mas não há registro de feridos graves. Veja abaixo o temporal da noite passada na cidade:

Mandaguaçu e Toledo também registraram alagamentos, destelhamentos de casas e queda de árvores, mas não houve feridos.

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil está monitorando a situação nos municípios afetados, juntamente com o Corpo de Bombeiros e as Defesas Civis municipais, e prestando auxílio às famílias afetadas.

Referências da notícia

Tempestade com direito a “chuva de pedregulho” causa estragos e afeta mais de 8 mil pessoas no Paraná. 02 de novembro, 2025. Rodolfo Luis Kowalski.

Pedras de granizo de 100 gramas, alagamentos e desalojados: chuva forte causa estragos em cidades do Paraná. 02 de novembro, 2025. Redação G1 Paraná.

Temporal no Paraná deixa cidade coberta de granizo e destrói teto de supermercado. 01 de novembro, 2025. Leonardo Coleto.