Florianópolis debaixo d’água: estado de emergência decretado devido às chuvas torrenciais e alagamentos
Até 170 milímetros de chuva foram registrados em menos de 12 horas em algumas regiões do estado de Santa Catarina. Há pessoas evacuadas e um estado de emergência foi declarado.

O estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, vive um dia crítico devido às chuvas torrenciais que atingem a região desde a madrugada desta quinta-feira (16). Em menos de 12 horas, entre 100 e 170 milímetros de chuva foram registrados em algumas áreas do estado e as autoridades já declararam estado de emergência.
FLORIANÓPOLIS está debaixo dágua, até o centro da cidade alagou pic.twitter.com/JDwWF67U16
— Rodrigo dos Reis (@_RodrigodosReis) January 16, 2025
As chuvas intensas têm causado inundações, deslizamentos e alagamentos em vários bairros das cidades de Florianópolis e Camboriú, afetando moradores e milhares de turistas que visitam as localidades nesta alta temporada.

As principais vias de acesso e rodovias para Florianópolis, como a SC-401 que liga o centro ao norte da ilha, estão fechadas ou com trânsito reduzido devido a deslizamentos de terra e acidentes de trânsito. E também a BR-101, uma das principais vias de acesso a Camboriú.
CAOS EM FLORIANÓPOLIS
— Carla Ayres (@carlaayres) January 16, 2025
Por favor, evite sair de casa! pic.twitter.com/pFwp40jrqG
"Saímos do trabalho e não conseguimos ir para casa. A avenida principal está toda alagada, parece um rio. A situação é muito preocupante, porque nunca vimos nada parecido aqui", disse João Mendes, morador do bairro de Canasvieiras, área turística atingida pela enchente, ao jornal La Nación.
Imagens virais de uma enchente histórica
As imagens chocantes de ruas transformadas em rios e carros flutuando viralizaram nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (16).
Vários pontos de Florianópolis inundados! Monte verde agora. pic.twitter.com/65MwIX8WRL
— Giselle Machado (@gisellevasc) January 16, 2025
Abrigos temporários foram montados em diferentes partes da cidade para acomodar as famílias afetadas pelas enchentes. Equipes da Defesa Civil do estado e de emergência trabalham para prestar socorro e avaliar os danos materiais. As autoridades locais ainda não divulgaram um relatório oficial sobre o número de evacuados ou possíveis fatalidades.
FLORIPA EM ALERTA - A Defesa Civil emitiu mensagens de alerta severo para os moradores de Florianópolis sobre as fortes chuvas na cidade, que já colocam algumas ruas debaixo dágua. Se puderem, fiquem em casa. Em caso de emergência, comuniquem a Defesa Civil através do pic.twitter.com/jPs43oOTIB
— Leonel Camasão Cordeiro (@camasao50) January 16, 2025
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) havia alertado que as altas temperaturas e umidade poderiam gerar chuvas intensas na região. Na tarde de quinta-feira (16), a área ainda estava em alerta para fortes chuvas, que a agência prevê que podem continuar até sexta-feira (17) à noite.
️ Chuvas voltam a ocorrer com moderada a forte intensidade nesta noite de quinta-feira no leste de SC.
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) January 16, 2025
️ A sexta-feira também será marcada por chuvas intensas.
️ Confira a previsão: https://t.co/pxPyvLHdK3 pic.twitter.com/KX3b6ep0Qw
As autoridades locais estão pedindo às pessoas que não andem por ruas inundadas e que permaneçam em locais seguros até que as condições melhorem.
Moradores e turistas foram aconselhados a se manter informados pelos canais oficiais e a evitar áreas inundadas. Além disso, voluntários estão sendo solicitados para ajudar nos esforços de resgate e apoio às vítimas.