Fim dos óculos e lentes? Agência americana aprova colírio inovador que corrige a visão de perto

A Food and Drug Administration aprovou o primeiro colírio para tratar a presbiopia, melhorando a visão de perto e oferecendo até 10 horas de visão nítida sem precisar usar óculos (ou lentes).

O colírio aprovado pela FDA corrige a visão de perto, dispensando o uso de óculos. Crédito: Divulgação.

A presbiopia, popularmente conhecida como ‘vista cansada’, é caracterizada pela piora da visão que acontece naturalmente com o avançar da idade. Os olhos vão perdendo a sua capacidade de focar em objetos próximos, sendo necessário o uso de óculos de grau ou lentes de contato para corrigir essa alteração.

E a Food and Drug Administration (FDA), agência federal dos Estados Unidos que regulamenta medicamentos (e outros produtos), acaba de aprovar um colírio inovador para o tratamento da presbiopia, que promete dar até 10 horas de visão nítida para o paciente sem precisar usar óculos (ou lentes). Ou seja, logo ele poderá ser comercializado no país para quem sofre da condição.

Como funciona e os resultados clínicos do uso do colírio

O produto se chama VIZZ, é desenvolvido pela empresa americana LENZ Therapeutics Inc., e é a primeira solução à base de aceclidina (um agente miótico seletivo da pupila) aprovada para essa finalidade.

O colírio contém 1,44% de aceclidina e age contraindo o músculo esfíncter da íris, promovendo um efeito “pinhole” que reduz o diâmetro da pupila para menos de 2 milímetros. Isso aumenta a profundidade de foco e melhora a visão de perto sem prejudicar a visão de longe, e também evita alguns efeitos colaterais que aparecem com outros colírios.

A presbiopia é uma condição ocular comum relacionada ao envelhecimento, que afeta a capacidade de enxergar objetos próximos com clareza. Crédito: Divulgação.

Segundo a empresa, o VIZZ é de dose única, aplicado uma vez ao dia, e começa a agir em cerca de 30 minutos, com efeito que pode durar até 10 horas.

A aprovação do colírio pela FDA foi baseada em três estudos clínicos envolvendo 466 participantes que usaram o produto por 42 dias. Os resultados apontaram que o VIZZ melhorou a visão de perto em até três linhas em cartas de leitura, sem comprometer a visão de longe; não houve eventos adversos graves; e os efeitos colaterais foram leves e transitórios, como irritação ocular, visão turva temporária e dor de cabeça.

O colírio Vizz atua contraindo a pupila, o que aumenta a profundidade de foco e melhora a visão de perto.

E por que esta aprovação é muito importante? Até então, quem sofria de presbiopia dependia quase exclusivamente de óculos multifocais ou lentes de contato especiais. A cirurgia de presbiopia LASIK também é uma opção, mas envolve riscos e custos elevados. Então, o colírio VIZZ surge como uma alternativa diária e não invasiva.

Quem poderá usar o VIZZ? Ele é indicado para adultos com presbiopia leve a moderada, e ideal para pessoas entre 40 e 55 anos, incluindo aquelas que passaram por cirurgias como LASIK ou catarata, mas tudo sob orientação médica.

Inicialmente, este novo colírio está restrito aos Estados Unidos, mas especialistas acreditam que ele possa ser comercializado em vários outros países nos próximos anos, dependendo da aprovação das agências reguladoras locais.

No Brasil, ainda não há previsão de aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou comercialização.

Referências da notícia

Fim dos óculos? Colírio aprovado pela FDA corrige a visão de perto, dispensando o uso de óculos. 12 de agosto, 2025. Débora Araújo.

FDA aprova colírio inovador que corrige a visão de perto sem óculos. 07 de agosto, 2025. Fabiano Serfaty.