Eventos astronômicos em dezembro: 9 chuvas de meteoros e solstício de verão

O mês de dezembro vem para fechar o mês de dezembro com chave de ouro, isso porque estão previstas 9 chuvas de meteoros e também o dia mais longo do ano. Saiba quando vão acontecer.

chuvas
Veja quais são as chuvas de meteoros que vão ocorrer neste mês de dezembro.

O mês de dezembro será presenteado por um dos eventos astronômicos mais incríveis do mundo, e não apenas uma vez, e sim 9. Pois é, 9 chuvas de meteoros devem acontecer nesta reta final do ano de 2022. O levantamento foi feito pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Lepa) da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Além das chuvas de meteoros, também teremos a chegada do verão no dia 21 de dezembro. Com a chegada do Solstício de Verão, o mês de dezembro terá o dia mais longo do ano, ou seja, com mais tempo de luz do Sol.

Chuvas da primeira quinzena do mês

A próxima chuva de meteoros Cassiopeia está prevista já para o início desta semana, no dia 06 de dezembro. Aliás, ela já está ativa durante esses primeiros nove dias do mês, mas terá seu pico e melhor momento de visibilidade na terça-feira (06). O espetáculo no céu deve começar às 20h e vai até às 02h da madrugada.

A chuva de meteoros Puppid-Velid virá logo em seguida, com maior possibilidade de visualização a partir das 20h da noite do dia 07 de dezembrokd, porém, não será muito intensa com cerca de 10 meteoros por hora durante o pico, ou seja, poucos conseguirão vê-la. Inclusive, astrônomos dizem que esse ano, a visualização pode ser prejudicada pela intensidade do brilho da Lua que estará em fase cheia um dia antes.

chuva
Localização no céu da chuva Puppid-Velid. Foto: Stellarium/Lepa

Para o dia 09 de dezembro a expectativa é pela chuva de meteoros Monocerotídeos que deve acontecer logo no início da noite às 19h. As estrelas cadentes ligadas à essa chuva de meteoros ficam na constelação de Monoceros, sendo fragmentos do cometa C/1917 F1. Este incrível fenômeno ficará ativo até o dia 20 de dezembro, e diferente das últimas, os meteoros poderão surgir até próximo do amanhecer, mas ainda assim, a visualização também poderá ser prejudicada por conta da luminosidade da Lua.

Já tem uma outra chuva de meteoros ativa neste mês de dezembro, a chuva de meteoros Hibridas que começou neste sábado (03) e vai até o dia 15 de dezembro, porém, terá seu pico de melhor visibilidade no dia 12 de dezembro a partir das 20h30 com previsão de término próximo ao amanhecer. Vale salientar que o ponto radiante dessa chuva de meteoros está localizado na constelação de Hydra.

A chuva de meteoros Geminídeos causada por detritos do asteroide 3200 Phaethon começou neste domingo (04) e vai até o dia 17 de dezembro. O melhor momento de visibilidade deste evento está previsto para o dia 14 de dezembro a partir das 19h30 com as primeiras estrelas cadentes. É considerado um fenômeno forte com possibilidade de vislumbre de até 150 meteoros por hora na noite do pico da chuva segundo informações do portal de astronomia Star Walk.

Chuvas da segunda quinzena do mês

Já para a segunda metade do mês de dezembro, outras chuvas de meteoros terão seu pico de visibilidade, como é o caso da chuva de meteoros Comae Berenicid que estará ativa entre os dias 12 e 23 com maior pico no dia 16 de dezembro. O evento que fica localizado na constelação Leão vai começar tarde, apenas às 23h30.

chuva
Localização no céu da chuva Geminídeos. Foto: Stellarium/Lepa

A chuva de meteoros Leonis Minorid tem seu ponto radiante na constelação de Leão Menor e vai acontecer desta vez durante um longo período, entre 05 de dezembro de 2022 e 04 de fevereiro de 2023. Entretanto, o pico deve acontecer no dia 20 de dezembro a partir das 22h30.

Com ponto radiante na constelação de Ursa Menor, a chuva de meteoros Ursídeos formada por detritos do cometa 8P/Tuttle vai ter seu pico no dia 22 de dezembro a partir das 03h da madrugada, persistindo até o amanhecer com cerca de 10 meteoros por hora. Aliás, como o fenômeno vai acontecer um dia antes da Lua Nova, não deve haver prejuízos em relação à sua luminosidade natural.

Dia mais longo do ano: chegada do verão

Neste mês de dezembro teremos mudança de estações com a chegada do verão no dia 21 de dezembro. Com o Solstício de Verão teremos o dia mais longo do ano no hemisfério sul, ou seja, mais horas de sol.

youtube video id=s9--7L103gI

O Sol vai atingir o ponto mais ao sul no céu às 11h30, na constelação de Capricórnio, sendo o horário de maior iluminação abrindo o verão 2022/23. Vale lembrar que isso acontece porque o hemisfério sul está mais voltado para o Sol, ficando assim mais iluminado por mais tempo.