Europa permite insetos em alimentos: Do que se trata? Existe algum risco à saúde?

Desde a última segunda (10), certos insetos poderão ser encontrados em pratos na Europa: trata-se de uma autorização dada pela União Europeia, que não é nenhuma novidade. Que insetos são esses? E é arriscado para a saúde?

larvas de farinha comestíveis
Muitos produtos são afetados e podem no futuro conter pó das larvas deste inseto, Tenebrio molitor, conhecido como "larva da farinha".

Esta é uma autorização que está causando polêmica na Europa! Não se assuste, mas desde a última segunda-feira (10), insetos poderão ser encontrados em certas receitas de alimentos! Ou melhor, novos insetos, já que alguns deles já são permitidos desde 2022. Trata-se de uma nova decisão tomada pela Comissão Europeia: mas por quais motivos? E isso é perigoso para a saúde?

Você gostaria de outra pequena "larva"?

Não pensemos imediatamente nos terríveis testes de degustação realizados em "Koh Lanta"... esta autorização dada em 20 de janeiro pela Comissão Europeia não diz respeito a insetos inteiros! Esta nova permissão do dia 10 diz respeito mais precisamente ao pó de larvas, um tipo de farinha.

Este pó de proteína será adicionado a muitas receitas vendidas na União Europeia, como massas, bolos, pães, queijos, compotas de frutas ou vegetais, etc. É obtido a partir da moagem de Tenebrio molitor, a larva de um besouro do gênero Tenébrio, e que será tratada termicamente. A farinha é então exposta aos raios ultravioleta (UVB).

Para os mais preocupados, saibam que haverá restrições: em geral, o pó de larvas não representará mais do que 1 a 4 gramas a cada 100 gramas de produto. Mais especificamente, seu peso será limitado a 4 gramas para pães e 3,5 gramas para bolos.

Embora esta autorização de comercialização possa parecer surpreendente, não é a primeira do gênero! De fato, desde 2022, a União Europeia já autorizou o "pó parcialmente desengordurado obtido de Acheta domesticus inteiro (o grilo doméstico)", mas também "gafanhotos migratórios" e "larvas de tenébrio", que algumas pessoas já gostam de comer assadas e temperadas como aperitivo.

Existe risco de alergias?

Não há risco de detecção, os produtos que contêm essa farinha de inseto devem indicar isso de forma sistemática e explícita, e exibi-la em suas embalagens com a menção "Pó de larvas inteiras de Tenebrio molitor (larva da farinha) tratadas com UV".

A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) inspecionou rigorosamente esta nova farinha e declarou-a segura, dentro dos limites de peso previamente estabelecidos.

E o risco à saúde é mínimo, pois essa poeira pode "potencialmente causar reações alérgicas" apenas em certas pessoas que já sofrem de alergia a crustáceos, ácaros ou mesmo moluscos.

Mas por que a Comissão Europeia tomou essa decisão? Por que ela respondeu à demanda das indústrias agroalimentares. É também uma forma de reduzir o consumo de carne, oferecendo alternativas: os insetos contêm alto teor de proteínas vegetais e sua produção é muito menos poluente do que a pecuária.

Referências da notícia

Vous allez peut-être manger de la farine d'insectes dans vos pâtes (et pas que) à partir de ce lundi. 10 de fevereiro, 2025. Claire Tervé.

Approval of another insect/insect-derived food as a Novel food. 2025. Comissão Europeia.