Espetacular! O Deserto do Atacama está coberto de flores

A última vez que as areias do deserto floresceram foi em 2017. E embora desta vez a precipitação tenha sido menor, o espetáculo natural é impressionante. Por isso, é nosso dever zelar por ela.

Deserto do Atacama coberto de flores
A última vez que o Deserto do Atacama floresceu foi em 2017. As autoridades apelaram para não se visitar o deserto florido, principalmente, devido ao aumento de contágios por COVID-19.

Há três anos que não se vivia este fenômeno natural no Chile. Durante o presente século, as flores puderam ser contempladas entre as areias do Deserto do Atacama em 7 ocasiões. Isto aconteceu nos anos de 2000, 2001, 2004, 2005, 2010, 2015 e 2017. A oitava vez foi agora em 2020.

Huasco e Freirina vestem-se de cores

Segundo a Corporação Nacional Florestal do Chile (CONAF), a maravilha natural concentrou-se nas zonas de Huasco e Freirina, pertencentes à região do Atacama. As primeiras florações foram observadas durante a quinzena de Agosto de 2020, atingindo o seu desenvolvimento máximo no início de Setembro. No entanto, na segunda semana de Outubro este evento começará a enfraquecer, de acordo com especialistas na assunto.

Entre as espécies que foram observadas este ano, no sul da região do Atacama, encontram-se o Churque, soldadinhos vermelhos, amarelos e azuis. Também a flor de jote, suspiros, añañucas, 'palo negro' e a orelha de raposa amarela. No entanto, a área que ficou coberta de flores este ano é menor do que a registada em 2017.

A precipitação como fator fundamental

O papel das chuvas é fundamental para que o deserto do Atacama seja coberto com cores maravilhosas. Normalmente, mais de 200 espécies germinam e florescem nestas areias, graças à umidade que permanece no solo com a chegada da chuva. Isto gera um impacto na fauna silvestre, no gado doméstico e, especialmente, no crescimento da população guanaco. O deserto florido também ocorre em outros lugares desérticos do planeta, como nos desertos dos Estados Unidos, China e Austrália.

O deserto florido é de suma importância no grande norte do Chile. Além do atrativo turístico, contribui para o desenvolvimento de populações de animais selvagens e domésticos.

Uma comparação das quantidades de precipitação da estação meteorológica de Huasco entre 2017 e 2020 mostra uma diferença significativa. Em 2017 acumularam-se 95 mm, enquanto que em 2020 a quantidade para é de apenas 35 mm. Ou seja, este ano choveu quase 3 vezes menos do que em 2017.

Embora seja um espetáculo natural que todos nós gostaríamos de contemplar na sua plenitude, as autoridades já pediram para não irmos a esta zona, por duas razões: primeiro, para cuidarmos da natureza para que ela possa viver o seu ciclo natural, sem intervenção humana. E segundo, como prevenção em caso de possível contágio pela COVID-19.