Erupção impressionante do vulcão Ruang, Indonésia: milhares de relâmpagos e alerta cresce na região

A nova erupção de Ruang, na Indonésia, emitiu grandes colunas de cinzas que atingiram 19 km, além da expulsão de grande material piroclástico. Mais de 16.000 relâmpagos foram detectados.

Há poucas horas começou na Indonésia uma nova erupção explosiva do vulcão Ruang, que acendeu o alerta vulcânico na zona e levou as autoridades a emitir um alerta de tsunami. O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos (PVMBG) alertou os residentes que vivem na ilha de Tagulandang, a mais próxima do vulcão, que um tsunami poderá ser desencadeado pelo colapso de material vulcânico no oceano, como informou a agência Reuters.

Vídeos gravados nas últimas horas pela agência indonésia de mitigação de desastres mostram relâmpagos logo acima da cratera Ruang, nuvens de cinzas iluminadas pelo brilho da lava e materiais piroclásticos sendo projetados no ar.

A agência disse que a coluna de erupção atingiu vários quilômetros de altura, e apelou a todos os moradores em um raio de 7 quilômetros para evacuarem imediatamente, alertando para o risco de novas "erupções explosivas".

Erupções explosivas por várias semanas

A erupção desta terça-feira segue-se a uma série de erupções que começaram no início de abril, forçando centenas de pessoas a evacuar e fechar o aeroporto na capital da província de Manado.

As últimas erupções também causaram danos a algumas casas e geraram preocupação sobre a possível recorrência de uma nova erupção poderosa como a de Tonga em janeiro de 2022, com impacto planetário. Esta é uma possibilidade, no entanto, que deve ser descartada dado que estamos perante erupções menos poderosas.

O vulcão Ruang, na Indonésia

O vulcão Ruang é o mais meridional do arco insular de Sangihe, ao norte da ilha de Sulawesi e não deve ser confundido com o vulcão Raung, o mais conhecido de Java, informa o Programa Global de Vulcanismo do Smithsonian Institution. As erupções explosivas registradas desde 1808 foram frequentemente acompanhadas pela formação de domos de lava e fluxos piroclásticos que danificaram áreas habitadas.

A Ilha Ruang, com uma área de cerca de 20 quilômetros quadrados, está localizada a cerca de 100 quilômetros de Manado, capital da província de Sulawesi do Norte, na região centro-norte do vasto arquipélago indonésio. Existem mais de 800 residentes na ilha, a maioria dos quais foi evacuada após as recentes erupções. As últimas erupções coincidiram com um pico de atividade sísmica.

A Indonésia está localizada ao longo do chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de alta atividade sísmica onde se encontram várias placas tectônicas, e se concentram 90% dos terremotos da Terra e uma enorme quantidade de vulcões, que vai do Chile à Nova Zelândia, passando pela América do Norte e leste da Ásia.