Enchentes no deserto do Atacama no Chile

As inundações repentinas afetaram uma das áreas mais secas do mundo nas últimas horas: o deserto do Atacama, no Chile. Já no sul do país, grandes incêndios devastaram milhares de hectares de vegetação.

youtube video id=6nPSkaY7pZ4

Nos últimos dias, a área montanhosa do norte do Chile foi atingida por chuvas volumosas. Na região do Deserto do Atacama, uma das áreas mais secas do mundo, as chuvas causaram inundações repentinas, como mostram os vídeos acima. Até o momento, duas vítimas foram contabilizadas.

A cidade turística de San Pedro de Atacama e a cidade mineradora de Calama, também foram afetadas pelas fortes chuvas e estão sob alerta amarelo. Em Arica e Parinacota, mais ao norte, ficaram isoladas devido à inundação de vários rios que atingiram as vias de acesso para essas cidades. A previsão é de que as chuvas continuem nos próximos dias, devido à presença de um sistema também conhecido dos brasileiros: a Alta da Bolívia. Esse sistema é responsável por boa parte das chuvas no Centro-Oeste e na Região Norte.

Onda de calor e incêndios no sul do Chile

Em contraponto, no sul do Chile, uma onda de calor extremamente intensa vem castigando a região. Em Araucania, os termômetros ficaram próximos dos 40°C e dezenas de incêndios causaram sérios danos e pelo menos duas vítimas. Incêndios e destruição de milhares de hectares, também atingiram as regiões de Maule e Biobío, decretando estado catastrófico.