El Niño à vista?

O El Niño de 2019 se encerrou em julho, mas estamos observando um retorno das anomalias quentes no Pacífico tropical. Será que isso quer dizer que teremos um novo El Niño? O que as previsões indicam para 2020?

Nas últimas semanas observamos um aquecimento do Oceano Pacífico tropical, porém isso não quer dizer que teremos um novo El Niño. Foto: NOAA Coral Reef Watch (CRW).

O El Niño-Oscilação Sul (ENOS) é um dos fenômenos climáticos mais importantes da Terra devido sua capacidade de alterar toda a circulação atmosférica do planeta. Por isso os meteorologistas ficam constantemente de olho na evolução desse fenômeno nas águas do Oceano Pacífico tropical, já que ao prever sua chegada, podemos prever seus impactos no clima meses à frente!

No primeiro semestre desse ano tivemos a ocorrência da fase positiva do ENOS, o El Niño. O El Niño desse ano se iniciou entre janeiro e fevereiro e terminou no mês de julho, sendo classificado como um El Niño de intensidade fraca, já que as anomalias de Temperatura de Superfície do Mar (TSM) não ultrapassaram 1°C. Desde seu término observamos um progressivo enfraquecimento das anomalias quentes de TSM, que acabaram ficando restritas ao setor oeste do Pacífico, enquanto o restante do Pacífico passou a apresentar temperaturas entorno da média, o que fez com que a atmosfera retornasse a neutralidade.

Porém, no último mês de outubro observamos um retorno das anomalias quentes para regiões do Pacífico que já estavam neutras. Um pulso de ondas oceânicas transportou as águas mais quentes do Pacífico Oeste para leste. Então isso quer dizer que temos um novo El Niño se desenvolvendo?

A resposta é não! Na tarefa de monitorarmos as condições do Oceano Pacífico utilizamos dados de anomalias de TSM diárias e semanais e por vezes vemos as anomalias saltarem vários décimos de graus, o que pode nos levar a deduções erradas. Variações desse tipo, na escala de algumas semanas, não são incomuns, pois existem outros fenômenos de variabilidade na atmosfera que são mais rápidos que o El Niño e que alteram os padrões de anomalias de TSM em curto prazo. Por exemplo, a Oscilação de Madden-Julian, que tem estado bem ativa nas últimas semanas.

Como mencionado em artigo anterior, um evento de El Niño só se estabelece quando anomalias significativas de TSM persistem por vários meses e geram uma resposta na atmosfera. Dessa forma, por não haver as condições necessárias, nem El Niño e nem La Niña são esperados para os próximos meses, o que nos coloca numa fase de inatividade ou neutralidade do ENOS. Essa neutralidade deve persistir até o outono de 2020, de acordo com as previsões.

Previsão de El Niño para 2020

Bom, já sabemos que até a primeira metade de 2020 possivelmente não teremos um novo evento de El Niño, mas será que ele poderá se formar em algum momento no ano que vem? Apesar de ser muito cedo para dizer e para a maioria dos modelos climáticos prever, um novo algoritmo de previsão, criado por um time internacional de cientistas, prevê uma probabilidade de 80% de formação de um El Niño no final de 2020.

“Os métodos convencionais não conseguem fazer uma previsão confiável do El Niño com mais de 6 meses de antecedência. Com nosso método dobramos esse tempo de alerta”, destaca o físico Armin Bunde, um dos desenvolvedores do algoritmo. A descoberta do novo método foi publicada pela primeira vez em 2013, desde então os cientistas têm verificado seu desempenho na previsão dos eventos de ENOS. De acordo com eles, o algoritmo previu corretamente o início do grande El Niño que começou em 2014 e terminou em 2016 e o evento mais recente de 2018, além de acertar também os períodos de fase neutra, como o atual.