Eclipses do Sol e da Lua: quando acontecerão em 2023?

Em 2023 teremos a ocorrência de quatro eclipses: dois da Lua e dois do Sol. Aqui te contaremos as datas, horários exatos e os locais precisos de onde você pode observá-los. Anote em sua agenda!

Eclipse solar, Eclipse lunar, 2023
O ano de 2023 terá quatro eclipses: dois da Lua e dois do Sol.

O ano de 2023 terá quatro eclipses: dois Lunares e dois Solares.

Lembre-se que os eclipses da Lua podem ser vistos por várias horas e de praticamente qualquer parte da Terra, basta ser à noite, que a Lua esteja acima do horizonte e que o céu esteja sem nuvens. Por outro lado, os eclipses do Sol são visíveis para uma faixa relativamente pequena da Terra e por um tempo muito menor. Para poder observá-lo sem risco para a saúde, é necessário proteger os olhos e nunca olhar diretamente para o Sol.

Eclipse do Sol, eclipse da Lua, 2023
O eclipse solar híbrido ocorre apenas algumas vezes a cada século.
Os eclipses ocorrem quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham de tal forma que a luz da nossa estrela é bloqueada por um dos dois corpos celestes, e isso pode ocorrer de forma parcial ou total.

Eclipse Solar de 20 de abril

O primeiro eclipse do ano de 2023 chega em 20 de abril e será muito especial porque é um eclipse solar híbrido. Este tipo de fenômeno astronômico ocorre apenas algumas vezes a cada século, e o último foi em abril de 2005.

Os tipos de eclipses solares são classificados como ‘total’: a Lua bloqueia completamente o disco solar; ‘anular’: o disco lunar bloqueia apenas o centro do disco solar e deixa o conhecido ‘anel de fogo’ ao seu redor; e ‘parcial’: a Lua bloqueia apenas uma parte do disco solar. Mas também existe o eclipse solar híbrido.

Eclipse do Sol, eclipse da Lua, 2023
Caminho da sombra do eclipse solar de 20 de abril de 2023. Créditos: timeanddate.com

O eclipse solar híbrido reúne as características de todos os eclipses em um, com um raro alinhamento Terra-Lua-Sol. O eclipse primeiro se torna anular, depois se torna brevemente um eclipse total e, finalmente, volta a ser anular.

Este fenômeno ocorre porque a Lua está em seu ponto limite para a sombra de seu limiar atingir a Terra, que graças ao seu formato curvo permite que seu satélite natural bloqueie completamente a entrada do sol por um momento, para depois voltar à fase anular do eclipse.

Eclipse do sol eclipse da Lua 2023
O eclipse híbrido primeiro se torna anular, depois brevemente se torna um eclipse total e, finalmente, anular de novo.

As regiões que verão pelo menos um eclipse parcial em 20 de abril serão: parte do sudeste da Ásia, Oceania, uma parte da Antártica, do oceano Índico e Pacífico. O chamado ‘eclipse de Ningaloo’, a caminho da totalidade, passa por North West Cape (Cabo Noroeste), um cabo e grande península localizada na costa noroeste da Austrália. As pessoas que se encontram nesta remota península da Austrália Ocidental, terão uma localização privilegiada. Infelizmente não será visto da Argentina, nem de nenhum outro ponto da América.

Eclipse Lunar de 5-6 de maio

Será um eclipse penumbral da Lua. Isto significa que nosso satélite natural atravessa apenas a parte externa da sombra da Terra, que é bastante difusa, de modo que apenas um leve escurecimento do disco lunar será visto da Terra.

https://www.timeanddate.com/eclipse/solar/2023-april-20
O eclipse lunar será visível nas áreas sombreadas do mapa. Créditos: timeanddate.com

Este eclipse, o segundo do ano e primeiro lunar de 2023, será visível na África, Oceania, Antártica, na maior parte da Europa e da Ásia, e em parte dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico. Infelizmente, este eclipse não será visível do Brasil, nem de nenhum outro ponto do continente americano.

O ‘Grande Eclipse Solar Americano’ de 14 de outubro

Trata-se de um eclipse solar anular. Neste caso, a Lua está alinhada entre a Terra e o Sol de tal forma que o disco lunar cobre exatamente o centro do disco solar deixando um fino "anel de fogo" ao redor da Lua.

https://www.timeanddate.com/eclipse/solar/2023-april-20
Trajetória do 'Grande Eclipse Solar Americano' de 14 de outubro de 2023. Créditos: timeanddate.com

Este impressionante espetáculo natural será visível apenas ao longo de um caminho estreito, como todos os eclipses solares. Neste caso, o caminho de alinhamento cruzará os EUA do Oregon ao Texas, depois passará pela península de Yucatán no México, também em partes da América Central, Colômbia e Brasil na América do Sul, e em parte dos oceanos Pacífico e Atlântico. No resto da América será visível do Alasca até o centro da Argentina, mas apenas como um eclipse parcial do Sol. No Brasil, a porção centro-norte do país será mais beneficiada. Torcer para que faça tempo firme!

Eclipse Lunar de 28-29 de outubro

É o último eclipse do ano, e trata-se de um eclipse parcial da Lua. Poderá ser totalmente visível na Europa e na maior parte da Ásia e África, subindo no extremo leste da América e se pondo na Austrália.

Para voltar a ver eclipses lunares espetaculares do Brasil é preciso esperar um pouco, mas não se deve desanimar, pois em vários anos consecutivos o espetáculo natural de eclipses foi protagonista no céu brasileiro, e este próximo poderá ser contemplado parcialmente em boa parte do país.

https://www.timeanddate.com/eclipse/solar/2023-april-20
Mapa de visibilidade do eclipse lunar de 28 a 29 de outubro de 2023. Créditos: NASA

Do Brasil foi possível observar várias “luas de sangue” nos últimos anos. Este fenômeno ocorre quando a Terra fica entre o Sol e nosso satélite natural, gerando um cone de sombra que escurece a Lua enquanto está em sua fase cheia, o que a deixa com uma cor avermelhada, daí o seu nome. Neste ano, não haverá tal espetáculo lunar, em nenhum ponto do planeta.

https://www.timeanddate.com/eclipse/solar/2023-april-20
O último eclipse do ano é um eclipse lunar parcial. Créditos: a quem corresponder.

Para os observadores no Brasil, os eclipses totais serão mais difíceis, mas que tiver disponibilidade para viajar ao sul do Chile e da Argentina, em 2024 ocorrerá um eclipse total solar.