Cem anos do Eclipse de Sobral

Hoje faz 100 anos do Eclipse de Sobral, evento que representa uma das grandes conquistas científicas do século XX. O experimento realizado em Sobral, Ceará, proporcionou a primeira comprovação da Teoria da Relatividade Geral formulada por Albert Einstein.

Imagem de uma das placa fotográfica obtidas durante o Eclipse de Sobral divulgada pelo Observatório Nacional em https://daed.on.br/sobral/

Há 100 anos, sob o céu da cidade de Sobral, no Ceará, a humanidade dava um salto importante para além da fronteira da conhecimento científico. O evento, conhecido como "Eclipse de Sobral", veio confirmar de forma inédita a Teoria da Relatividade de Einstein, em 29 de Maio de 1919. No aniversário de 100 anos, é importante celebrar com orgulho esse marco e refletir sobre o valor da ciência brasileira no mundo.

A Teoria da Relatividade Geral foi publicada em 1915, em uma série de artigos científicos. Uma das bases da teoria de Einstein é que a luz é desviada ao passar por regiões onde o campo gravitacional, como o exercido pelo Sol, é muito forte. Para prová-la foi planejado um experimento em duas fases: medições com e sem a presença do Sol seriam feitas e comparadas, para ver se a luz de fato era desviada pelo campo gravitacional desta estrela e de quanto era essa deflexão.

O Experimento e o Eclipse

O problema é que com a presença do Sol é difícil ou impossível visualizar o céu e os corpos celestes próximos. Por isso, a ocorrência do eclipse solar total foi fundamental para o experimento, já que, durante o fenômeno, a luz do Sol seria encoberta totalmente pela Lua, e seria então possível ver as estrelas próximas de forma clara. Imagens do céu foram obtidas através de placas fotográficas durante o eclipse e após alguns meses, com a mesma configuração de corpos celestes, outras imagens foram obtidas de noite, sem a presença do Sol.

O experimento foi realizado em dois locais: Sobral e Ilha do Príncipe, no arquipélago São Tomé e Príncipe, na costa oeste da África. Os locais foram escolhidos porque, naquele ano, o eclipse solar total só seria visível em uma faixa próxima ao equador terrestre. As condições meteorológicas no momento do eclipse não estavam adequadas na Ilha do Príncipe prejudicando o experimento por lá. Através das fotografias obtidas em Sobral, os cálculos foram realizados e o valor da deflexão da luz previsto por Einstein foi confirmado.

O marco científico e o Brasil

O eclipse de Sobral resultou em uma das maiores conquistas científicas do século XX e podemos dizer que o Brasil foi um dos protagonistas deste grande feito. Sem o apoio científico e de infraestrutura do Observatório Nacional, do governo e da população de Sobral, o experimento talvez não seria possível.

A comprovação da Teoria da Relatividade Geral transformou a visão científica da época e abriu caminhos para um melhor entendimento de fenômenos físicos em diversas escalas. A ciência de base está justamente na formulação de teorias e em estudos que ultrapassam a fronteira entre o conhecido e o desconhecido. É através dela que novos campos são descobertos, novas questões científicas surgem e novas tecnologias podem ser desenvolvidas.