Descubra o incrível fenômeno da pedra preciosa da tenebrescência

A tenebrescência, também conhecida como fotocromismo reversível, é a capacidade muito rara dos minerais de mudar de cor quando expostos à luz.

No final do século 19, um mineral rosa incomum foi descoberto entre a paisagem gelada e varrida pelo vento da Groenlândia. Ele foi identificado como uma nova variedade de sodalita — um mineral duro à base de sódio usado principalmente para fins ornamentais. A nova variedade, que recebeu o nome de hackmanita, exibia uma característica muito estranha.

Quando exposto à luz, sua cor rosa vibrante desapareceu completamente, só retornando quando o mineral foi colocado no escuro. Este fenômeno mais tarde veio a ser conhecido como tenebrescência ou fotocromismo reversível.

A tenebrescência é muito rara entre os minerais, mas foi observada em sodalita, espodumênio, tugtupita e barita branca. O mais notável sobre o fenômeno é que o efeito pode se repetir indefinidamente, só sendo perdido se o mineral for aquecido.

Na hackmanita, a variedade tenebrescente da sodalita, a mudança de cor varia dependendo de onde o mineral se origina. Hackmanita da Groenlândia e Canadá mudam de violeta ou rosa para pálido (esbranquiçado) quando exposta à luz, enquanto na hackmanita do Afeganistão a mudança é contrária.

A maioria dos tipos de sodalita também fluoresce uma cor laranja brilhante sob luz ultravioleta, que pode ser vista no vídeo abaixo. A tenebrescência foi recriada artificialmente, sendo muito famosa em lentes de óculos solares que mudam de cor, que escurecem à luz do sol mas clareiam novamente quando estão em ambientes fechados.

youtube video id=RpuFwZSUmAs