Descubra o Espírito Santo lá do alto: 10 mirantes e vistas panorâmicas imperdíveis

O Espírito Santo é um estado rico em belezas naturais, e muitos dos seus atrativos são mirantes que oferecem vistas panorâmicas deslumbrantes, encantando turistas e moradores. Conheça aqui 10 desses locais.

O Pico do Goiapaba-Açu tem uma vista encantadora que permite ver as praias de Fundão, a região metropolitana de Vitória, o Mestre Álvaro e parte do litoral capixaba. Crédito: Blog Terra Capixaba.

O estado do Espírito Santo (ES) tem muita beleza natural, com muitas praias, cachoeiras e montanhas. E dentre os seus atrativos, existem vários mirantes de onde é possível ter vistas lindas do alto de diversos lugares da terra capixaba, inclusive desses locais de rica natureza.

Descubra aqui 10 dos melhores pontos de observação que você pode encontrar no estado, admirando toda essa beleza lá do alto! Acompanhe.

10 mirantes com vistas panorâmicas imperdíveis no ES

Esses mirantes incríveis se distribuem por todo o território capixaba; veja abaixo.

Pico do Forno Grande

Com 2.039 metros de altura, o Pico do Forno Grande está localizado no Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo, no Sul do estado. Este é o segundo pico mais alto do Espírito Santo. De lá, é possível avistar o Pico da Bandeira e, em dias claros, até mesmo o mar. O parque também oferece cachoeiras, trilhas e a Gruta da Santinha.

Pico do Goiapaba-Açu

O pico Goiapaba-açu tem 850 metros de altitude e fica na divisa dos municípios de Santa Teresa com Fundão. Do alto do pico é possível avistar toda a encosta da Serra do Castelo até o mar.

O nome Goiapaba-Açu é de origem tupi e significa "grande morada das goiapabas". Goipaba era como os índios que habitavam a região chamavam a fêmea do pássaro gaturamo.

O Parque onde está localizado também tem trilhas em meio à floresta e uma rampa de voo livre.

Pico da Bandeira

Para os mais aventureiros, o Pico da Bandeira é uma excelente opção. Fica no Parque Nacional do Caparaó, e é o terceiro ponto mais alto do Brasil, com 2.892 metros de altitude.

Vista do Pico da Bandeira, terceira mais alta montanha do Brasil. Crédito: Adventure Turismo de Aventura.

A subida é desafiadora, mas a vista lá de cima é incrível. É possível avistar vários estados e uma vasta extensão de natureza preservada.

Pedra das Caveiras

A Pedra das Caveiras está localizada em Atílio Vivácqua, município no sul do ES, e conta com um visual incrível. O local tem 650 metros de altitude, não possui estrutura como banheiros e bebedouros, e a trilha para chegar até lá tem cerca de 3 km.

A Pedra das Caveiras carrega lendas macabras e uma vista panorâmica incrível. Crédito: Marcio Menegussi Menon.

E o local é envolto em uma história bizarra e cheia de mistérios. Diz-se que sete esqueletos foram encontrados perto do topo do morro, e não se sabe se eram de indígenas que habitavam a região ou de escravizados.

Mirante Natural da Lagoa Juparanã

Uma das maiores lagoas do Brasil em volume de água doce, a Lagoa Juparanã é um dos locais mais famosos de Linhares. Fica a cerca de 3 h de Vitória, e o acesso até lá é relativamente fácil.

O mirante natural localiza-se atrás da Cabana da Lagoa, onde há uma pequena escada que permite o acesso e oferece uma visão privilegiada da região.

Pedra do Elefante

A Pedra do Elefante é um dos principais símbolos do município de Nova Venécia, no noroeste capixaba.

A rocha do Elefante foi tombada como patrimônio natural do Espírito Santo, e no parque também é possível prestigiar uma árvore centenária, a gameleira.

Possui cerca de 604 metros de altitude e uma trilha de acesso ao topo de onde é possível avistar os outros morros da região e a própria cidade.

Pedra da Colina

Famosa por ser um local dos paraquedistas, a Rampa de Voo Livre de Pancas ou Pedra da Colina é um local de fácil acesso, o qual pode ser feito de carro; no entanto, não há estrutura de banheiros e bebedouros. Fica no município de Pancas, no noroeste do estado, a 198 km da capital capixaba.

Pedra da Fonte Grande

O Parque da Fonte Grande, onde está o pico, fica no centro da capital, e nele há vários mirantes que garante uma visão privilegiada da Grande Vitória e diversas trilhas com diferentes graus de dificuldade.

O Parque da Fonte Grande é uma área preservada, com rica flora e fauna, com gambás, morcegos, tatus e outros animais. Crédito: Leonardo Silveira.

Dentre eles, o mirante do Sumaré oferece uma vista panorâmica espetacular da baía de Vitória, do manguezal e de diversos pontos históricos e culturais da cidade.

Capela Santa Luzia (Itarana)

A capela de Santa Luzia está localizada em Alto Toma Vento, no município de Itarana, a 18 Km do centro da cidade. Ela é feita inteiramente de pedras e é famosa por seu charme e pelo visual do seu entorno.

A Capela Santa Luzia chama a atenção pela arquitetura semelhante às igrejas da Europa Medieval e por esse motivo, virou um dos cenários preferidos para realizar ensaios de casamento. Crédito: Divulgação.

Lá do alto dá para ver a Pedra da Onça, a Pedra dos Cinco Pontões e a comunidade de Toma Vento. O local tem trechos de difícil acesso com trechos íngremes, valetas e galhos.

Morro do Moreno

O Morro do Moreno fica em Vila Velha, e é ideal para quem gosta de aventura e natureza. O acesso é simples, há uma estrada por onde os pedestres podem subir, e também é possível também ir pelo caminho da trilha.

Além das trilhas para caminhadas, é possível praticar esportes radicais como rapel e parapente. Do topo do Morro, dá para ver a cidade de Vitória, o Convento da Penha e as praias de Vila Velha.

Referências da notícia

Conheça 15 lugares para ver o Espírito Santo de cima. 19 de julho, 2025. Isadora Lima.

Onde Encontrar os Melhores Mirantes no Espírito Santo?. 12 de setembro, 2024. Blog Capixaba da Gema/Redação.