O clima no verão com La Niña: vai fazer calor ou frio?

Este início do verão está sendo marcado pela influência do La Niña e condições meteorológicas anômalas em boa parte do Brasil. O que as previsões climáticas indicam para os próximos meses?

Previsão climática para o Verão: Será que o calor vem?
O início do verão está sendo marcado pela influência do La Niña e condições anômalas em boa parte do Brasil. O que esperar para os próximos meses?

Este início de verão está causando estranhamento, especialmente para as pessoas que vivem no centro-sul do Brasil. Logo no início da estação, por exemplo, o Sudeste registrou uma queda nas temperaturas e pessoas saíram de blusa nas ruas em algumas cidades.

Isso nos leva a questionar: O que será do verão no Brasil? Será que este trimestre Janeiro - Fevereiro - Março (JFM) será mais frio que o normal? Será que não registraremos um verão escaldante como ocorreu nos últimos anos?

Observar e analisar as previsões climáticas mais recentes pode nos dar um bom panorama do que esperar para este verão. Confira:

Temperatura da Superfície do Mar no Verão

A temperatura superficial dos oceanos causa um grande impacto climático ao redor de todo o mundo. Na região do Oceano Pacífico Equatorial, por exemplo, é possível perceber a presença de uma grande região com temperaturas mais baixas que o normal. Essa faixa de cor azulada caracteriza a atuação do La Niña, que continuará ativo ao longo deste verão.

Mapa de previsão de anomalia da temperatura da superfície dos oceanos para os meses de verão (JFM).
Mapa de previsão de anomalia da temperatura da superfície dos oceanos para os meses de verão (JFM) indicam a presença de um La Niña e um Atlântico Sul aquecido.

O La Niña deve auxiliar na formação de precipitação sobre as regiões Norte e Nordeste, um padrão que já começamos a observar nos últimos meses - quando praticamente todos os Estados destas regiões registraram volumes de chuva acima da média. Por outro lado, o La Niña pode fazer com que o Sul sofra com chuvas reduzidas e temperaturas acima da média.

Já o Atlântico Sul, oceano que banha as costas brasileiras, continuará aquecido em praticamente toda a sua extensão. Essa anomalia favorece o transporte de umidade para a atmosfera, alimentando sistemas meteorológicos que causam chuvas no país, o que potencializa o impacto do La Niña no Norte e no Nordeste.

Nas regiões Sul e Sudeste, o mesmo favorecimento à formação de chuvas acontece, e pode em parte balancear o impacto do La Niña. As previsões climáticas de pressão ao nível do mar indicam uma formação mais frequente de sistemas transientes como ciclones e frentes frias, capazes de transportar chuvas para a região.

Anomalias de chuva previstas para o Verão

Esse comportamento se traduz em uma tendência de chuvas dentro a acima da média em praticamente todo o país ao longo deste verão. Embora haja possibilidade de secas e chuvas reduzidas na Argentina, o Sul do Brasil será menos afetado pelo La Niña, e os acumulados totais devem permanecer dentro da média.

Mapa de previsão de anomalia da precipitação para os meses de verão (JFM).
Mapa de previsão de anomalia da precipitação para os meses de verão (JFM) indica acumulados totais de chuva dentro a acima da média em praticamente todo o território brasileiro.

Enquanto isso, no Norte e no Nordeste, as chuvas vêm de forma mais intensa e frequente que o normal. Por um lado, os altos acumulados podem ocasionar enchentes na Amazônia. Por outro lado, no entanto, o fenômeno pode ser bastante benéfico para a parte semiárida do País.

Vale notar que estas previsões indicam médias para todo o período de três meses do verão. Este é um grande indicativo do comportamento climático geral, mas NÃO SIGNIFICA que variações não possam ocorrer no meio do caminho, como semanas mais secas ou mais chuvosas, por exemplo.

Anomalias de temperatura previstas para o Verão

A influência do La Niña promete ainda trazer temperaturas acima da média para o Sul, ocasionando um verão mais quente que o normal especialmente no Rio Grande do Sul. O mesmo comportamento poderá ser observado no Sudeste, onde as temperaturas tendem a ficar mais quentes que o normal.

Mapa de previsão de anomalia de temperatura para os meses de verão (JFM).
Mapa de previsão de anomalia de temperatura para os meses de verão (JFM) mostra temperaturas mais elevadas no Centro-Sul do país e ocasionalmente mais baixas no Norte e no Nordeste.

Enquanto isso, a formação mais frequente de nuvens e chuva no centro-norte do país deve fazer com que as temperaturas permaneçam dentro a abaixo da média, ocasionando uma estação com temperaturas mais amenas.

Vale notar, novamente, que estas previsões indicam médias para todo o período de três meses do verão. Embora sejam indicativos bons do comportamento climático geral, ainda podem haver variações no meio do caminho, como semanas mais frias no Sul e Sudeste, por exemplo.

Para conferir as previsões com maiores detalhes, não deixe de acompanhar as atualizações climáticas mensais aqui no site da Meteored | Tempo.com.