Atenção: chuvas e temporais retornam para a Região Sul logo depois do Natal

Após chuvas persistentes e volumosas no leste da Região Sul, dias mais estáveis predominam em boa parte dos três estados nos próximos dias. No entanto, no início da última semana de dezembro, uma frente fria traz risco de temporais.

alerta chuvas região Sul
Após um período com pouca chuva e predomínio de tempo firme no Sul do Brasil, uma frente fria volta a mudar o tempo com alertas para os três estados.

Chuvas persistentes e volumosas marcaram os últimos dias com alagamentos, inundações e deslizamentos fatais a Região Sul, em especial o leste de Santa Catarina, onde foram registrados mais 300 mm, com cidades inundadas e a ocorrência trágica de um deslizamento de terra que matou duas adolescentes na região de Balneário Camboriú.

No restante da semana e no fim de semana do Natal, o tempo firme predomina em boa parte da Região Sul, com maior concentração de nuvens no leste dos estados de Santa Catarina e do Paraná, mas sem ocorrência de chuvas intensas, no máximo chuvisco ou chuva fraca.

No Rio Grande do Sul, uma frente fria passa a influenciar o tempo através de pancadas isoladas e temporais pontuais no Oeste, Sul e Campanha a partir da tarde do sábado (24).

No domingo (25), o sistema frontal avança um pouco mais e contribui para pancadas isoladas e temporais a partir da tarde na metade sul e noroeste do Rio Grande do Sul, podendo atingir a região metropolitana de Porto Alegre.

Frente fria avança pela Região Sul

A tendência aponta para o avanço da frente fria no início da última semana do ano. Na segunda-feira (26), há previsão de chuva de moderada a forte intensidade, com potencial de temporais na região Central, Sul, Campanha e metropolitana de Porto Alegre já pela manhã. Chuvas isoladas também podem ocorrer no Norte e na Serra. No extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná, há potencial para pancadas de chuva de até forte intensidade.

A tendência é de que os próximos eventos de precipitação não sejam tão persistentes e volumosas, mas que aconteçam mais na forma de temporais e pancadas isoladas.

No decorrer do dia, a frente fria avança e distribui as chuvas por boa parte da Região Sul. A partir do meio da tarde, as instabilidades provocam pancadas e temporais por todo o Paraná e Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, o padrão é mais isolado, mas há risco para eventos mais intensos no leste e norte do estado.

Na terça-feira (27), o tempo segue com muita nebulosidade, mas permitindo o surgimento do sol em boa parte da Região. Pela manhã, há previsão de chuvas somente no leste do Rio Grande do Sul entre Porto Alegre, a serra e o litoral norte.

No período da tarde, as instabilidades se formam e trazem potencial de pancadas de chuva forte e de temporais no nordeste e extremo norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina e do Paraná, com menor possibilidade para as áreas do oeste.

No restante da semana, as pancadas isoladas continuam no período da tarde no Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuvas mais intensas e abrangentes no leste paranaense e no norte catarinense.