Chuvas torrenciais deixam mais de 200 mortos no Afeganistão

Na última quarta-feira, chuvas torrenciais provocaram inundações que deixaram mais de 200 mortos no Afeganistão. A falta de alerta fez com que os residentes estivessem desprevenidos. O número de vítimas deve aumentar.

Inundações e mortes no Afeganistão, flash floods
As enchentes atingiram principalmente a região de Charikar, deixando um rastro de destruição pela cidade. (imagens: Reuters, EPA)

Chuvas torrenciais atingiram o Afeganistão na madrugada desta quarta-feira (26), causando alagamentos e grande destruição em diversas províncias. Residentes foram pegos desprevenidos enquanto dormiam.

As enchentes deixaram um rastro de lama, edifícios destruídos e destroços espalhados. Equipes de resgate vasculham os destroços, já que muitos habitantes ficaram presos sob as casas desabadas.

Charikar, a capital da província de Parwan onde vivem cerca de 200 mil pessoas, foi uma das áreas mais afetadas. Mais de duzentas mortes já foram relatadas e o número de vítimas deve aumentar conforme as buscas por soterrados continuam.

O porta-voz do ministério de gestão de desastres, Ahmad Tameem Azimi, disse que pelo menos 300 casas foram destruídas em Parwan e mais de mil pessoas estão desabrigadas.

Azimi também disse que as inundações bloquearam rodovias para diversas províncias e que as equipes estavam trabalhando para reabrir as estradas ao tráfego. Centenas de hectares de terras agrícolas também foram destruídas.

De acordo com Esmatullah Mohammadi, membro do conselho provincial de Parwan, muitas das casas destruídas em Charikar haviam sido construídas em uma área sujeita a inundações, resultado de um planejamento urbano precário.

O governo não deveria permitir que essas pessoas construíssem suas casas ali, porque todos sabem que é uma rota de enchentes.

O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, ordenou apoio emergencial a Parwan e outras províncias, enquanto expressava suas condolências às famílias das vítimas. Muitos sobreviventes ainda necessitam de comida e abrigo.

Chuvas fortes no Afeganistão são comuns durante as monções, que ocorrem entre Julho e Setembro, mas a densa população e o fato de a chuva ter acontecido durante a noite tiveram um efeito devastador em Charikar.

youtube video id=f2EL3A8ILc0

No início deste mês, outras enchentes na província já haviam afetado centenas de famílias, muitas delas em situação precária e necessitando de assistência humanitária, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações.

As chuvas torrenciais também atingiram o país vizinho Paquistão, causando dezenas de mortes. A cidade portuária de Karachi, ao sul, foi uma das regiões mais atingidas, e suas ruas foram inundadas com água de esgoto.

As chuvas torrenciais das Monções

As monções são causadas anualmente pela variação de temperatura em grandes áreas terrestres. Essa variação faz com que a pressão atmosférica aumente durante o inverno e diminua durante o verão, de uma maneira muito mais intensa do que ocorre sobre os oceanos.

O resultado da diferença na variação da pressão entre as áreas terrestres e oceânicas resulta numa mudança de direção dos ventos que caracteriza as monções.

O fenômeno causa também uma mudança no padrão das chuvas. No período mais chuvoso, que ocorre ao mesmo tempo que o inverno brasileiro, chuvas torrenciais são registradas com muita frequência no Afeganistão.

Infelizmente, estas inundações são o desastre mais recente em uma região que já tem registrado milhares de mortos em combate e outros milhares de mortos pelo Coronavírus nos últimos meses, de acordo com as Nações Unidas.