Chuvas intensas causam alagamentos, inundações e mortes em SC nesta terça, 9; veja vídeos
O ciclone extratropical que está em atuação no Sul do Brasil está deixando vários transtornos. Nesta terça-feira, as chuvas intensas causaram alagamentos na Grande Florianópolis, e três pessoas morreram após serem levadas por enxurrada.

O ciclone extratropical que se formou e está atuando sobre a Região Sul do Brasil tem deixado chuvas intensas, tempestades e fortes rajadas de vento em várias localidades. Aliás, o sistema já está causando vários transtornos como alagamentos, inundações e destelhamentos.
Na manhã desta terça-feira (9), as fortes chuvas em um curto intervalo de tempo causaram alagamentos e inundações na Grande Florianópolis, em Santa Catarina, e três pessoas de uma mesma família morreram após serem arrastadas pela enxurrada na região. Veja mais informações a seguir.
Enxurrada faz três vítimas em Palhoça, na Grande Florianópolis
A tragédia aconteceu na manhã de hoje no bairro São Sebastião, no município de Palhoça, região da Grande Florianópolis, em consequência de uma inundação repentina por enxurrada.
De acordo com as informações da mídia, as vítimas, um casal e uma criança de dois anos de idade, estavam dentro de um veículo que tentou passar pelas fortes águas de uma enxurrada, mas acabou sendo arrastado e ficando submerso.
Veja abaixo um vídeo divulgado na rede social X (antigo Twitter) mostrando um momento em que o carro que a família estava é arrastado pelas fortes correntezas:
13h:30(terça) - Tragédia em Palhoça(SC):
— Ciro Salla - (@cirosalla) December 9, 2025
Motorista tentou passar pelas águas, mas é levado pela correnteza. Casal e mais uma criança de 2 anos morreram afogados. pic.twitter.com/EHt20AoNaf
Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo foi localizado ainda pela manhã na região conhecida como Morro do Gato, onde estava submerso, preso em um pontilhão, e virado para cima, apenas com as rodas traseiras visíveis.
Ainda na região de Palhoça, o nível do rio que atravessa o município subiu rapidamente e acabou transbordando, alagando diversas ruas e afetando moradores e comércios da região central. Ruas ficaram completamente intransitáveis e afetaram o deslocamento de veículos.
Abaixo, um vídeo divulgado nas redes sociais mostrando outro bairro de Palhoça afetado pelas fortes inundações:
Hujan deras menyebabkan banjir di Palhoça, Santa Catarina, Brasil, pagi ini. pic.twitter.com/t3EO1AM3rw
— It'sMe (Wiro) (@UsodoWiro) December 9, 2025
No bairro Caminho Novo, equipes do Corpo de Bombeiros resgataram uma família de cinco crianças e quatro adultos, que foram retirados em segurança após ficarem ilhados devido ao rápido aumento da água.
As fortes chuvas também deixaram ruas alagadas em São José e na capital catarinense, causando transtornos e riscos à população. Na BR-101, houve interdição por acúmulo de água em Biguaçu e atenção redobrada em trechos da Capital.
A cidade de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, também registrou alagamentos. Funcionários de um supermercado tiveram que correr para salvar mercadorias enquanto o nível da água subia.
Vários locais ficaram sem energia elétrica devido ao mau tempo. De acordo com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), o litoral e Vale do Itajaí concentraram o maior número de impactos nas redes elétricas. Milhares de unidades ainda estão sem energia.
Conforme orientações da Defesa Civil, durante episódios de chuvas intensas como este, é importante que você: não dirija em locais alagados, evite transitar em pontilhões e pontes submersas, e tenha cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Referência da notícia
Ciclone deixa três mortos, 22,5 mil unidades sem energia e faz rua virar 'rio' em SC; VÍDEOS. 09 de dezembro, 2025. Redação G1/SC.