Chuvas e tempestades volta a ocorrer nas regiões Sul e Sudeste

Após uma terça-feira de tempo mais estável no centro-sul do país, eventos de chuva com potencial para tempestades voltam a ocorrer nos três estados da Região Sul e nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

alerta, chuvas outubro
Chuvas voltam a ocorrer de forma intensas e com potencial de tempestades.

Uma pequena trégua nas chuvas intensas e tempestades na última terça-feira (05) em boa parte do país, com instabilidades bem desenvolvidas na Região Norte e no norte do Centro-Oeste.

Nos demais dias desta semana, as chuvas retornam para o centro-sul, com potencial de tempestades na Região Sul e nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Há também a possibilidade de pancadas isoladas na porção mais central do país.

Destaques e alertas para a quarta-feira

Nesta quarta-feira (06), no início desta manhã, uma região de cavado contribui para o aumento da nebulosidade em praticamente toda a Região Sul, com ocorrência de chuva fraca no norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, e chuvisco nas demais regiões catarinenses e leste do Paraná.

No decorrer da manhã, instabilidades se desenvolvem e passam a provocar chuvas de moderada intensidade no norte gaúcho, no oeste catarinense, no sudoeste e oeste paranaenses. No período da tarde, há risco de tempestade no norte gaúcho, sul e meio-oeste de Santa Catarina, sul, oeste, noroeste e região central do Paraná. No norte e leste catarinenses e no leste paranaense, as chuvas ocorrem com fraca intensidade, sem potencial para transtornos.

No Sudeste, pela manhã, o tempo fica nublado e com chuva fraca e isolada em toda a faixa leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, sul e leste de Minas Gerais. No decorrer do dia, a nebulosidade diminui, mas o sol tem dificuldade de aparecer nessas áreas. Já no interior paulista, centro-sul de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro, a partir de meados da tarde há previsão de pancadas isoladas com baixo potencial de tempestades.

Destaques e alertas para a quinta-feira

Na quinta-feira (07), uma frente fria no oceano atua de forma costeira no Sudeste e uma região de cavado se forma entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul.

Pela manhã, tempo nublado desde o norte do Rio Grande do Sul até o sul do Rio de Janeiro e norte do Mato Grosso do Sul, com chuvas intensas no oeste e sul mato-grossense-do-sul, no oeste e noroeste do Paraná. No leste e sul de São Paulo e no leste do Paraná, as chuvas acontecem com fraca a moderada intensidade.

alerta tempestades, ecmwf
Risco de tempestade aumenta na quinta-feira na Região Sudeste.

A partir da tarde, as chuvas reduzem de intensidade no Mato Grosso do Sul, mas no Paraná, em São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, instabilidades se desenvolvem e deixam alerta de tempestades. Em Santa Catarina, chuvas de fraca à moderada intensidade no oeste e norte do estado.

Mais para o fim do dia, as instabilidades atingem a região de Belo Horizonte, de Juiz de Fora e o sul do Espírito Santo, também com potencial para tempestades.

Destaques e alertas para a sexta-feira

Na sexta-feira (08), a frente fria se encontra ainda no oceano porém mais avançada atuando no sul da Bahia. O escoamento de leste e sudeste somado a formação de uma região de cavado, mantém o tempo nublado em praticamente toda a Região Sul, estado do Mato Grosso do Sul e boa parte do Sudeste.

Chuvas se tornam mais isoladas, com previsão de pancadas com baixo potencial tempestuoso.

Pela manhã, previsão de chuvas de moderada a forte intensidade no oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, e de fraca intensidade no litoral norte paulista, região do Vale do Paraíba, no centro-sul e leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

No restante do dia, o tempo segue instável e com bastante nebulosidade, com chuvas de fraca intensidade se espalhando pelo meio-oeste e leste de Santa Catarina, bem como no leste, oeste e sudoeste do Paraná.

pancadas isoladas, previsão ecmwf
Chuvas se tornam mais isoladas na sexta-feira, com previsão de pancadas com baixo potencial tempestuoso.

No Sudeste, sem ocorrência de chuvas expressivas, apenas a previsão do tempo nublado e com chuva fraca em todo o leste da Região e de pancadas isoladas, sem potencial de tempestades no norte de São Paulo, porção central de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro.