Chuva forte, deslizamentos de terra e mortes em Mauá

O fim de semana foi marcado por fortes chuvas no Centro-Sul do Brasil. Na noite de sábado (16) o município de Mauá foi cenário de uma tragédia. O deslizamento de terra provocou a morte de três crianças e um bebê, e mais três feridos.

Deslizamentos de terra por forte chuvas deixa várias vítimas em Mauá. Fonte: Roberto Sungi/Futura Press/Estadão

Desde o final da semana passada o padrão verão de chuvas frequentes e pancadas de fim de tarde vêm ocorrendo em boa parte do país. Assim, como todos os anos, durante a estação chuvosa na Região Sudeste, é esperado que ocorram transtornos em decorrência das fortes e volumosas chuvas como alagamentos, inundações, deslizamento de terra, vendavais, etc. No entanto, o que não esperamos são as mortes. Mas como todos os anos sempre há vítimas.

Neste fim de semana não foi diferente. O município de Mauá, na Grande São Paulo, protagonizou uma tragédia para duas famílias em dois episódios de deslizamento. Três crianças e um bebê foram soterradas depois da forte chuva que ocorreu no fim da tarde e noite de sábado (16). Segundo os dados do Cemaden, choveu cerca de 130mm. Desde o dia 12, na região vem ocorrendo pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com volumes em torno de 15mm, o que contribuiu para desestabilizar o terreno.

No primeiro caso, as vítimas foram um menino de 4 anos e uma menina de 11. Os pais sobreviveram, mas com vários ferimentos, sendo o pai com fratura exposta. No segundo caso, as vítimas foram um menino de 8 anos e um bebê de 11 meses. A mãe com ferimentos leves. No total, foram utilizadas 17 viaturas e 71 homens do corpo de bombeiros para atender as ocorrências.

Previsão do tempo

Nesta semana as chuvas vão continuar a ocorrer na região metropolitana de São Paulo. Bastante nebulosidade e previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade na parte da tarde, que podem não atingir toda Grande São Paulo. Há risco para temporais e chuvas volumosas, que trazem riscos para novos transtornos. Os volumes esperados para a semana não passam do 80mm.