Semana de chuvas volumosas em boa parte do Brasil

No decorrer desta semana as chuvas continuam a ocorrer em boa parte do Brasil. Há risco de temporais e chuvas volumosas em todas as regiões do país, que trazem riscos para alagamentos e deslizamento de terra.

Tempo instável e risco para temporais e chuvas volumosas em boa parte do país.

Desde meados da semana anterior, os principais sistemas de verão estão atuantes no Brasil. A presença da Alta da Bolívia no oeste do país e do Vórtice Ciclônico do Nordeste, somados a maior frequência da formação de ciclones e, consequentemente, de frente frias, vêm provocando chuvas frequentes e volumosas em todas as regiões do país. Já no extremo norte do país a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vem sendo a protagonista desde o início do ano, com chuvas volumosas desde o Amapá até o Rio Grande do Norte. Mas será que esses sistemas vão continuar no decorrer desta semana?

Previsão do tempo

Como escrito anteriormente, os fatores Alta da Bolívia, Vórtice Ciclônico do Nordeste e frente fria, ou melhor, um cavado (extensão de uma área de baixa pressão) irão se manter ao longo dessa semana. Em outras palavras, o corredor de umidade estará atuante sobre o Centro-Oeste, Norte, Nordeste e o Sudeste, podendo ser determinada a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Atualmente, segundo o CPTEC, está em estágio de ZCOU.

Assim, a segunda-feira (18) será chuvosa desde o Pará até o estado do Espírito Santo, passando por Goiás e o norte mineiro, com chuvas mais intensas na parte da tarde. Para o restante do Sudeste, há previsão de pancadas de chuva de forte intensidade a partir da tarde em toda a metade sul de Minas Gerais, estado de São Paulo e no Rio de Janeiro. Há potencial para alagamentos e deslizamento de terra. No Sul, previsão de pancadas em boa parte da Região, com tempo mais firme no noroeste do Rio Grande do Sul. Alerta de chuva volumosa para o leste catarinense.

Na terça-feira (19) apesar de haver uma área de baixa pressão na altura do Sudeste, as chuvas reduzem de intensidade e se deslocam mais para o oeste e sul do Brasil, uma vez que esse sistema se encontra mais afastado no oceano e outra área de baixa pressão se forma mais ao sul. Assim, há previsão de chuva fraca pela manhã no sul do Pará, metade norte do Mato Grosso, em Goiás, em Minas Gerais e, com moderada intensidade, no Espírito Santo. No leste paulista e no Rio de Janeiro há previsão de tempo nublado e chuva fraca. Na parte da tarde, previsão de pancadas de chuva forte em todo o Centro-Oeste, Sudeste e boa parte do Sul, com exceção para o extremo oeste do Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira (20), chuvas mais isoladas pela manhã. Há previsão de chuva moderada na Região Norte e boa parte do Nordeste, com tempo firme somente centro-leste da Bahia. Mesma condição para o norte, oeste e sul do Mato Grosso do Sul, e norte do Paraná. Na parte da tarde previsão de pancadas de chuva forte em todo o Centro-Oeste, Sudeste, boa parte do Nordeste e praticamente toda a Região Norte. No Sul previsão de chuvas mais isolada no Paraná e com maior intensidade e abrangência em Santa Catarina, norte e nordeste do Rio Grande do Sul.

Tendência para a quinta e sexta

Na quinta-feira (21) poucas mudanças. O tempo fica mais firme e quente na Bahia, no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais. No entanto, as chuvas aumentam de intensidade no Centro-Oeste, no Sudeste e no estado do Paraná, trazendo potencial para transtornos, principalmente para o sul de Mina Gerais e os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o destaque é para o aumento das temperaturas.

Na sexta-feira (22) as chuvas se mantêm na porção mais central do país. No entanto, o que chama atenção é a presença de uma frente fria no Uruguai, que promove uma condição pré-frontal de temperaturas em elevação e sensação de calor ao longo do dia no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.