Chuva forte alaga avenidas na Grande BH e previsão mantém os alertas até a próxima semana; veja imagens e a previsão
Uma mudança brusca no padrão climático trouxe tempestades intensas para Minas Gerais, enquanto dezoito estados brasileiros entram em alerta para eventos meteorológicos extremos nos próximos dias de janeiro.

O primeiro dia de 2026 chegou com um cenário de alerta para os moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Após uma tarde de calor intenso, com termômetros atingindo a máxima de 34,8 °C, o tempo virou bruscamente no final da tarde da última quinta-feira (1º). Temporais severos, acompanhados de raios e ventanias impressionantes, causaram estragos em diversos pontos da capital mineira e cidades vizinhas, como Contagem.
A força dos ventos foi um dos fatores mais alarmantes do dia. Na estação meteorológica do Cercadinho, localizada em uma região elevada, as rajadas alcançaram a marca de 100,8 km/h por volta das 18h. Esse vendaval foi suficiente para derrubar árvores em bairros tradicionais como Savassi, Serra e Betânia.

Na Serra, um exemplar de grande porte caiu sobre um veículo estacionado, enquanto na Savassi, galhos bloquearam o cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Afonso Pena. Apesar do susto e dos danos ao patrimônio, não houve registro de feridos.
Alagamentos transformam avenidas em rios na Grande BH
Enquanto o vento castigava as árvores, o volume de água transformava a paisagem urbana. Na regional Barreiro, a chuva foi classificada como extremamente forte pela Defesa Civil.
️ CHUVA EM MINAS NO 1º DIA DE 2026
— Wagner de Oliveira (@wagnerreporter) January 2, 2026
O ano começou com chuva em várias cidades de Minas Gerais.
Imagens mostram pancadas em diferentes regiões do estado neste 1º de janeiro, marcando a virada com tempo instável.
️ Atenção para pistas molhadas, baixa visibilidade e mudanças pic.twitter.com/6kDWU2wJCq
Em apenas meia hora, a região contabilizou 30,6 mm de precipitação, o que representa quase 10% da média esperada para todo o mês de janeiro, estimada em 330,9 mm. No bairro Tirol, ruas e calçadas ficaram completamente submersas, assustando quem precisava transitar pelo local.

A situação não foi diferente em Contagem, na Grande BH. A Avenida Riacho das Pedras ficou totalmente tomada pela água em ambos os sentidos, impedindo a passagem de veículos. Moradores do bairro Inconfidentes registraram imagens de fortes correntezas descendo pelas ruas e atingindo carros estacionados.
Chuvas continuam e podem acumular 300 mm até a próxima semana em Minas Gerais
O fenômeno que atingiu Minas Gerais faz parte de uma mudança de padrão meteorológico que afeta boa parte do Brasil neste início de ano. Até meados da próxima semana, há a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que mantém o risco de chuvas intensas e de tempestade em praticamente todo o território mineiro. Até a terça-feira (6), os acumulados podem atingir os 300 mm, com 150 mm previsto para a região de Belo Horizonte.

Além de Minas Gerais, estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso estão na rota das instabilidades. Com o solo já encharcado pelos primeiros temporais do ano, a mínima atenção das autoridades e da população é necessária, especialmente em áreas de risco de deslizamento e inundações.
Referências da notícia
Chuva acompanhada de vento provoca quedas de árvores em BH no primeiro dia do ano. 01 de janeiro, 2026.
Vídeo: chuva forte transforma avenida em 'rio' na Grande BH. 01 de janeiro, 2026.
VÍDEO: Chuva forte provoca alagamentos no Barreiro, em BH. 01 de janeiro, 2026.