Água vermelha invade vilarejo na Indonésia

O final de semana tem sido marcado por precipitações intensas na Indonésia e logo as inundações e alagamentos surgiram, mas algo diferente ocorreu no vilarejo de Jenggot, onde águas vermelhas invadiram as ruas e impressionou os moradores e os internautas.

chuva de sangue
Os residentes cruzaram uma inundação de ágaus vermelho na vila de Jenggot, cidade de Pekalongan, Java Central.

Um fenômeno surreal viralizou na internet neste fim de semana. Milhares de internautas compartilharam fotos e vídeos do vilarejo ao sul da cidade de Pekalongan na Central de Java. As imagens mostram o vilarejo de Jenggot sendo alagado pelas águas cor vermelho-carmim. Impressionados, alguns os moradores relataram que a água vermelha era semelhante ao sangue. A notícia se espalhou rapidamente e logo surgiram narrativas sobre o fim do mundo, pragas divinas e até sinais de seres de outros planetas. Felizmente, as autoridades locais logo desvendaram o caso.

youtube video id=tzTnXD_1s7g

O fenômeno ocorreu durante as chuvas intensas, comuns nesta época do ano, que provocaram inundações dos rios de Pekalongan e alagamentos. As águas invadiram uma fábrica de produtos para pigmentação de têxteis. Pekalongan é uma cidade conhecida pela fabricação de batique, um método tradicional da Indonésia de usar cera para dar resistência a tinturas à base de água para representar padrões e desenhos, geralmente em tecido.

A água vermelha se deve ao pigmento da batique, que foi atingida pela inundação. A cor vai desaparecer quando se misturar com água da chuva após um tempo.

O chefe da seção de mitigação de desastres e preparação da Agência de Mitigação de Desastres de Pekalongan, Dimas Arga Yudha, confirmou que as fotos que estão circulando eram reais. A polícia disse à mídia local que estava procurando os responsáveis pelo descarte do corante usado que pigmentou as águas das enchentes. O Serviço Ambiental de Pekalongan disse que usou um caminhão para sugar as águas da enchente.

Corante Batique
Um policial em Pekalongan segura um saco de tinta vermelha responsável pelas águas vermelhas da inundação.

De acordo com o morador local, Eny Rosidah, as inundações começaram por volta das 7h da manhã do sábado (6) e relatou que, ao entrar em contato com a água vermelha, algumas pessoas apresentaram coceira de pele semelhante a uma alergia intensa. As autoridades vão investigar se houve negligência no gerenciamento de resíduos da fábrica.

As águas vermelho-sangue foram novidade na região, mas não é incomum que os rios em Pekalongan adquiram cores diferentes. Água verde brilhante cobriu outra vila ao norte da cidade durante uma enchente no mês passado. Moradores relatam que às vezes surgem poças roxas na estrada também.

Um estudo de 2018 descobriu que as águas residuais da indústria de batique estavam tendo um impacto negativo na saúde ambiental dos residentes em Pekalongan e recomendou a instalação de estações de tratamento de águas residuais. Porém, até o momento nenhuma providencia foi tomada pela fábrica e os residentes continuam sendo expostos a química dos produtos. Os moradores reivindicam multas para a indústria, mas são contra o fechamento da indústria já que muitos residentes trabalham no local e dependem financeiramente da fábrica.