China: a mais forte tempestade de neve dos últimos 116 anos!

Nevascas muito intensas em algumas partes do nordeste da China provocaram acumulados recorde. Na região da Mongólia Interior ocorreu uma morte e mais de 5600 pessoas foram afetadas pela mais forte tempestade de neve desde 1905. Confira as imagens!

A poderosa tempestade de neve que ocorreu nos últimos dias na China causou acumulados de neve em quantidades recorde, levantando preocupações quanto ao fato de manter as casas aquecidas em uma região que foi atingida por quedas de energia no início de 2021. Em Shenyang, capital e maior cidade da província de Liaoning, a queda de neve, alcançou, em média, 51 cm. Segundo a agência de notícias oficial do governo da República Popular da China - Xinhua -, este foi o evento mais significativo desde 1905.

Na região vizinha da Mongólia Interior, a tempestade de neve provocou uma vítima fatal e mais de 5.600 pessoas foram afetadas. As cidades de Tongliao e Chifeng foram das mais assoladas pela colossal tempestade de neve. As operações de remoção de neve têm sido levadas a cabo pelos governos locais para retomar os transportes, bem como a produção agrícola e pecuária.

Segundo os cientistas, esta tempestade de neve foi um evento meteorológico extremamente aleatório, súbito e extremo, que despoletou a ativação de 27 avisos vermelhos no Nordeste da China e na Mongólia Interior.

Os investigadores de Meteorologia da cidade mongol de Tongliao afirmaram, em declarações ao jornal estatal Global Times, que a tempestade de neve foi um evento meteorológico extremamente aleatório, repentino e extremo. Um total de 27 avisos vermelhos foram emitidos em toda a Mongólia Interior e no nordeste da China.

Este evento meteorológico extremo, avanço da massa de ar polar, teve início no último domingo (7), e provocou a abrupta queda das temperaturas, que baixaram pelo menos 14°C em algumas localidades do nordeste da China.

Em Liaoning, o trânsito foi prejudicado severamente pela tempestade de neve e as companhias de transporte foram forçadas a encerrar as atividades, exceto as das cidades de Dalian e Dandong.

youtube video id=ibKTgujVYcM